Geral

Visita monitorada à Catedral de Vitória será retomada na próxima semana

Nesse mesmo dia, será restabelecida a presença de monitor para instruir e informar os turistas que passam pela igreja durante todo o ano. A Catedral está situada na praça Dom Luiz Scortegagn

Catedral Metropolitana de Vitória Foto: Divulgação

A Catedral Metropolitana de Vitória, que compõe o Visitar, na Cidade Alta, será reaberta para visitação monitorada na próxima quarta-feira (9), às 9 horas. A edificação estava fechada para obras de restauração, realizadas pela Arquidiocese de Vitória.

Nesse mesmo dia, será restabelecida a presença de monitor para instruir e informar os turistas que passam pela igreja durante todo o ano. A Catedral está situada na praça Dom Luiz Scortegagna.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, a beleza e a conservação do monumento passam novamente a ser contempladas pelos moradores e turistas. "Mais um atrativo a ser contemplado no Centro Histórico, que, a cada dia, atrai mais visitantes e turistas em busca de surpresas, descobertas e contemplação", comemorou Krohling.

Visitar

O Visitar funciona de terça a domingo, inclusive feriados, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Fazem parte do roteiro turístico no Centro Histórico: Catedral Metropolitana, Nossa Senhora do Rosário, Convento São Francisco, Igreja de São Gonçalo, Capela de Santa Luzia e o Theatro Carlos Gomes. As visitas são gratuitas.

Mais informações pelos telefones (27) 3322-6418 (Instituto Goia) e pelo e-mail [email protected].

Catedral

A Catedral Metropolitana de Vitória foi construída no mesmo local da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, edificada no período da fundação da cidade pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, por volta de 1550, quando a localidade ainda se denominava "Vila Nova".

Desse modo, foi demolida para dar lugar a uma igreja maior e com estilo condizente com o novo período político e econômico, refletindo também o desejo das autoridades da primeira república em “modernizar” a capital.

A construção da Catedral foi iniciada em 1920, a partir de projeto do paisagista Paulo Motta (o mesmo que projetou o Parque Moscoso), e estendeu-se por quase 50 anos, somente concluída na década de 1970. As obras internas foram inauguradas em 1937 e as torres da igreja foram construídas apenas na década de 1950.

Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984. O seu entorno modificou-se profundamente com o passar do tempo. Das antigas residências do período colonial que a cercavam, restam apenas duas, localizadas na rua José Marcelino, sendo que uma delas é sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Pontos moeda