Geral

Alongamento é fundamental para quem vai encarar os dias de folia no Carnaval

A prática é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Ele proporciona mais agilidade, elasticidade e previne lesões. Algumas dicas são importantes na hora de se exercitar

A dica é alongar-se antes de colocar o corpo para requebrar Foto: R7

Já tem gente contando os dias para curtir os quatro dias de Carnaval atrás do trio elétrico. Mas quem pretende enfrentar essa verdadeira maratona da folia é bom estar preparado, pois o esforço físico feito nesse período é grande. Para a festa começar e terminar bem, a dica é alongar-se antes de colocar o corpo para requebrar.

De acordo com a instrutora do Centro Capixaba de Pilates, a professora de Educação Física Gisely Machado, antes de qualquer atividade que exija muito das articulações e dos músculos, como a dança, é preciso dar um “aviso” ao corpo, e isso é feito com o alongamento e o aquecimento. Isso evita lesões e dores depois do exercício.

Ela explica que nessa época de festas, uma parte do corpo que merece total atenção é a dos pés, pois eles sofrem com o peso do corpo, ainda mais sambando. “É importante dar preferência para tênis ou sandálias baixas, pois os saltos, além de pressionarem os pés, também sobrecarregam a coluna lombar”, alerta Gisely.

Para quem vai pular a noite inteira, a professora dá algumas dicas importantes. “Não deixe de se hidratar, mas não vale bebida alcoólica, é importante beber água ou sucos. Uma sequência de alongamentos, com movimentos simples também contribui para que cada um consiga curtir a noite, sem cansar-se demais e estar pronto para mais dias de festa”, explica.  

Alongamentos para curtir o Carnaval:

1 - Descalço, sente-se e gire o pé como se estivesse desenhando círculos, mexendo bem também todos os dedos. Depois aproveite para massagear toda a planta dos pés.

2- Em pé, enrole a coluna levando as mãos em direção ao solo, tentando alcançar os dedos dos pés. Esse exercício além de alongar toda a musculatura da região posterior das pernas, também alonga a coluna. Volte para a posição inicial e segure um dos pés com a mão, puxando-o em direção ao bumbum, para alongar a parte anterior da coxa.

3- Ainda de pé, estenda os braços acima da cabeça, entrelaçando os dedos das mãos. Espreguice bem, como se quisesse levar a palma das mãos para o teto, depois, incline lateralmente a coluna para direita e para a esquerda, alongando o tronco lateralmente.

4- A seguir, para alongar a panturrilha, com uma das pernas estendidas a frente, flexione o tronco em direção aos pés, levando as mãos até a pontinha dos dedos.

5- E depois de aproveitar bem a noite, nada de jogar-se direto na cama. Procure repetir alguns desses exercícios para relaxar, principalmente os dos pés, antes de dormir.

Pontos moeda