Geral

Com a chegada do verão, guarda-vidas de Vitória orientam banhistas para evitar afogamentos

A equipe de Salvamar de Vitória, que contempla os guarda-vidas, dá algumas orientações aos banhistas, aos pais e àqueles que não têm familiaridade com o mar

Equipe realiza o trabalho de patrulhamento para evitar afogamentos Foto: Divulgação/Prefeitura

Com a chegada do verão e das férias, as praias de Vitória recebem cada vez mais banhistas. Por possuírem pouca correnteza e ter ondas fracas, as praias da capital atraem famílias com crianças pequenas e até mesmo pessoas que não sabem nadar ou têm pouca intimidade com o mar.

Para evitar possíveis afogamentos, é necessário tomar alguns cuidados básicos. A equipe de Salvamar de Vitória, que contempla os guarda-vidas, dá algumas orientações aos banhistas, aos pais e àqueles que não têm familiaridade com o mar.

Perigos no mar

De acordo com o coordenador do Salvamar, Klaussos Kal, neste verão já foram registrados cinco princípios de afogamento. Nenhum dos casos foi grave, mas as falhas cometidas pelos banhistas podem ser utilizadas como exemplo para evitar situações perigosas.

"Dos cinco casos registrados neste verão, três foram na Curva da Jurema e dois na praia de Camburi. A Curva da Jurema é uma praia muito tranquila, mas o banhista tem que lembrar que o fundo da praia possui desníveis. Se a pessoa não souber nadar, a água na altura da cintura é um bom limite. Quando a água já está na altura do peito, significa que, em poucos passos, o banhista pode perder o contato com o solo e se desesperar", explicou.

Na praia de Camburi, um banhista tentou chegar até a ilha do Socó a nado, mas não aguentou o percurso e pediu socorro aos guarda-vidas. Aos nadadores, Klaussos aconselha que eles procurem a equipe de Salvamar mais próxima e peçam orientações sobre as condições do mar e a distância do trajeto.

"Sempre orientamos aos nadadores que não entrem no mar sozinhos. Saber a metragem do percurso também é importante, pois, às vezes, a pessoa não consegue ter a noção de distância e acha que consegue atravessar, mas não tem preparo suficiente. Até a ilha do Socó, por exemplo, são cerca de 200 metros de distância", disse.

Orientações

Para evitar transtornos nas praias, veja as orientações da equipe de Salvamar de Vitória e ajude a evitar possíveis afogamentos na cidade.

Procure estar no ângulo de visibilidade dos guarda-vidas. Em caso de princípio de afogamento, a rapidez no resgate é fundamental.
Evite áreas de buracos na areia dentro do mar. Na Curva da Jurema, onde existem essas depressões, procure a equipe de Salvamar para saber onde se localizam essas áreas. 

Pais, estejam sempre atentos aos seus filhos. O maior número de ocorrências atendidas pelos guarda-vidas é decrianças perdidas. Procure as pulseiras de identificação disponíveis nos postos do Salvamar e diminua as chances de sumiço repentino do pequeno.

Equipe

Para aprimorar os trabalhos de prevenção aos afogamentos e a vigilância de crianças nas praias, a Prefeitura de Vitória disponibilizou, para este verão, 60 novos guarda-vidas, que já estão dispostos nos principais pontos de concentração de banhistas. As praias que contam com reforço são Camburi, Curva da Jurema, Ilha da Boi e Castanheira, na Ilha do Frade.

Agora, a cidade conta com 81 guarda-vidas. Eles estão aptos a realizar o serviço de vigilância e salvamento na orla marítima, além de prestar auxílio e apoio às pessoas com deficiência atendidas pelo projeto Praia Acessível, na Curva da Jurema.

Pontos moeda