Geral

Coreia do Norte lança quase um milhão panfletos com propaganda contra Seul

Redação Folha Vitória

Seul - A Coreia do Norte distribuiu na semana passada quase um milhão de panfletos na Coreia do Sul, que foram enviados para o outro lado da fronteira por meio de balões com gás hélio, anunciou nesta segunda-feira Seul. Os panfletos são uma clara resposta de Pyongyang aos programas sul-coreanos de propaganda transmitidos pelos potentes alto-falantes voltados para o Norte, em meio ao aumento do estresse entre os rivais seguido do recente teste nuclear realizado pelo Norte.

Neste meio tempo, a Coreia do Sul retomou as propagandas anti Pyongyang com canções pop sul-coreanas e mensagens políticas nos alto-falantes da fronteira.

O Ministério de Defesa de Seul disse hoje que a Coreia do Norte tem enviado os balões quase que diariamente. O porta-voz do ministério, Kim Min-seok, disse que os folhetos atingiram Seul e áreas próximas à fronteira.

Tal panfletagem realizada pelo Norte é raro, uma vez que as duas Coreias pararam oficialmente a

guerra psicológica como parte das medidas de redução de estresse tomadas em 2004. Por outro lado, ativistas sul-coreanos ocasionalmente ainda enviam balões com publicidade contra o Norte, provocando reações iradas de Pyongyang.

Muitos governos estrangeiros e analistas continuam altamente céticos sobre o teste da bomba de hidrogênio anunciada pelo Norte no dia 6 de janeiro. A Coreia do Sul, os EUA e outros países estão fazendo de tudo para punir a Coreia do Norte sobre o teste da bomba. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda