Geral

Pagamentos de contas atrasam e Ufes fica sem telefone

A Universidade garantiu que o pagamento das contas de 2015 será feito e que o serviço de telefonia está sendo normalizado após repasse de recursos federais

Pagamentos atrasados estão sendo normalizados Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está sem receber ligações devido a atrasos no pagamento da conta telefônica. Segundo o reitor Reinaldo Centoducatte, o Governo Federal já liberou o repasse da verba e o pagamento da empresa responsável pelo serviço de limpeza e telefonia estão  sendo normalizados.

 “O pagamento das contas da Ufes de 2015 está garantido. Estamos apenas aguardando o repasse financeiro do Governo Federal para normalizar o pagamento de fornecedores”, explicou o reitor.

Ainda de acordo com o reitor, a crise econômica está afetando as universidades federais em todo o país. Ele informou também que a Ufes conseguiu manter suas atividades acadêmicas graças à capacidade de negociação da instituição e à compreensão dos fornecedores.

Segundo Centoducatte, desde o início de 2015, a reitoria vem redimensionando os grandes contratos da Universidade, sempre com o objetivo de não interromper as atividades dos quatro campi e do Hospital Universitário. “Nós nos colocamos em estado de alerta e priorizamos a eficiência e melhoria da gestão e a administração dos contratos dentro dos limites orçamentários”, destaca o reitor.

A reitoria, informou ainda que no último dia 29 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) liberou para a Universidade um limite de R$ 6 milhões para o pagamento de custeio (gastos com manutenção). E no dia 30, o MEC liberou mais R$ 11,7 milhões para o custeio da Ufes.

“Esses limites são uma autorização de gastos, ou seja, o governo nos autorizou a empenhar o pagamento de fornecedores até esse valor. Com esses limites, garantimos o custeio de 2015. Agora, estamos aguardando a liberação desses recursos financeiros, que estão chegando aos poucos, para efetivar o pagamento dos recursos empenhados”, explicou o reitor.

Pontos moeda