Geral

Escola Viva terá aulas integrais para alunos do Ensino Fundamental em duas novas unidades

Quatro mil jovens farão parte do programa nas unidades de em Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Ecoporanga Muniz Freire e São Pedro, em Vitória

Primeira Escola Viva foi implantada em São Pedro, em Vitória Foto: Divulgação/Governo

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, anunciou nesta quarta-feira (13) que duas novas unidades da Escola Viva – em Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim – oferecerão turmas para alunos do Ensino Fundamental, além das vagas para estudantes do Ensino Médio que são o público principal do projeto. Por lei, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está autorizada a estender para até cinco escolas estaduais de Ensino Fundamental o Programa Escola Viva.

A nova unidade de Vila Velha se chamará Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Cobilândia. O prédio para a implantação da unidade do programa Escola Viva foi doado pela Prefeitura. Nesta unidade, serão abertas 580 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

A outra unidade anunciada, no município de Cachoeiro de Itapemirim, será o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Francisco Coelho Ávila Junior. Nesta unidade, serão abertas 640 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

“Vamos abrir o ano com a oferta de quatro mil vagas, 10 vezes mais do que ofertamos em 2015. Estamos ampliando o leque de oportunidades para os jovens capixabas. A Escola Viva é uma ferramenta importante para que os estudantes tenham autonomia e capacidade de construir o seu futuro.”, destacou do secretário Haroldo Rocha.

Para solicitar vaga nas unidades Escola Viva, os estudantes interessados deverão realizar a solicitação no período de reabertura da Chamada Pública Escolar 2016. O novo período da pré-matrícula ocorrerá de 25 a 28 de janeiro, por meio do site da Sedu, no banner Chamada Pública Escolar 2016. O estudante também pode se dirigir a uma das escolas da rede pública estadual para realizar a sua solicitação de matrícula.

Mais unidades

Para 2016, a Sedu ampliou o Programa Escola Viva. Além das duas unidades anunciadas, foram implementadas outras três unidades nos municípios da Serra, com 720 vagas, Ecoporanga, com 640 vagas, e Muniz Freire (570 vagas). Somadas à ampliação do número de alunos no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, aproximadamente 4 mil jovens farão parte do programa.

Pontos moeda