Geral

Estado de emergência: abastecimento em Rio Bananal é feito por caminhões-pipa

O rio que que banhava a cidade secou e a água passou a ser captada de uma represa. A captação foi cessada na última segunda-feira (11). Desde então, o abastecimento é feito por caminhões

A água é transportada em caminhões-pipa até a estação de tratamento Foto: Reprodução/Facebook/Prefeitura

Moradores de Rio Bananal, município do Norte do Espírito Santo, sofrem com a falta de água. A cidade está sem abastecimento desde a última segunda-feira (11), devido à seca do rio que corta o município, que decretou estado de emergência.

O rio que passava pela cidade secou e a água era captada de uma represa. A captação, no entanto, foi cessada na última segunda-feira (11) devido ao baixo nível da barragem.

Para manter o abastecimento, a prefeitura do município contratou caminhões-pipa para retirar a água e levar até às residências, mas segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é que a água da represa dure apenas mais dez dias.

Ainda de acordo com o Incaper, nos últimos quatro meses choveu apenas 15% do esperado. “Agora nós estamos apelando para os municípios vizinhos que nos cedam caminhões-pipa porque os que temos são insuficientes. Estamos, também, estudando a construção de poços artesianos para a captação de água”, afirma a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Eloiza Helena Grassi.

A prefeitura está fazendo uma instalação de bomba na represa do córrego Iriritimirim. A água é liberada na cidade por um sistema de rodízio. Se não chover, existe a possibilidade desse rodízio mudar para dois dias sem água.

Com informações da TV Vitória

Pontos moeda