Geral

Muqui vive maior epidemia de Dengue da história e decreta situação de emergência

A situação é tão crítica, que levou o município a criar uma unidade de emergência nas instalações do antigo Hospital Infantil, para direcionar todos os casos de suspeita e confirmação

São 717 casos suspeitos de dengue e 63 casos confirmados no município. Foto: Divulgação

Com a confirmação de 717 casos suspeitos de dengue e 63 casos confirmados no município, a cidade de Muqui, no Sul do Estado, decretou situação de emergência. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde que afirma atender diariamente cerca de 80 pessoas em suas unidades de emergência com suspeita da doença.

A Prefeitura reconhece que a cidade, que possui pouco mais de 15 mil habitantes, enfrenta a maior epidemia de dengue de sua história. Segundo dados municipais, em 2015 o número de notificações foi oito vezes maior do que em 2014. “O bairro São Pedro é o mais afetado da cidade. Tem rua em que a maioria dos moradores já contraiu a doença mais de uma vez. Eu, meus quatro filhos e meu esposo já pegamos dengue e estamos doentes de novo”, disse Eva Vilma de Oliveira, moradora do bairro.

O prefeito Aluisio Filgueiras explica que o município realiza programas de conscientização com a população e faz visitas domiciliares orientando sobre o combate aos focos, mas que o combate ao mosquito depende da conscientização do povo com os cuidados necessários a evitar a proliferação do mosquito. Segundo ele, ficou comprovado que 80% dos focos, são encontrados nas residências do município.

A situação é tão crítica, que levou a Municipalidade a criar uma unidade de emergência nas instalações do antigo Hospital Infantil, para direcionar todos os casos de suspeita e confirmação da doença.

Pontos moeda