Geral

Porto de Tubarão é interditado para investigação de danos ambientais

O complexo, que fica em Vitória, está sendo investigado pela polícia devido a emissão de poluentes atmosféricos e de partículas sedimentadas

Porto de Tubarão foi interditado na manhã desta quinta-feira (21). Foto: Divulgação/ Polícia Federal

As empresas que atuam no complexo portuário de Tubarão, em Vitória, 
tiveram as atividades interditadas, na manhã desta quinta-feira (21), em um cumprimento de mandado judicial pela Polícia Federal (PF).

Segundo a PF, o Porto está sendo investigado por crimes ambientais decorrentes da emissão de poluentes atmosféricos e de partículas sedimentadas, que são um pó preto, no mar e no ar da Grande Vitória. A decisão que foi expedida pela 1ª Vara Federal.

O Porto de Tubarão é administrado pela Vale e está localizado na ponta de Tubarão, na parte continental do município de Vitória. Além do minério de ferro, movimenta diversas outras cargas, como grãos e combustíveis.

A Vale informou que recebeu com surpresa a notificação da Polícia Federal sobre a decisão judicial que determinou “a suspensão temporária do exercício de atividade econômica por parte das empresas Vale e ArcelorMittal Brasil, no Píer II (minério de ferro) e no Pier de Carvão (Praia Mole)”.

De acordo com a empresa, a medida paralisou as atividades de exportação e importação da Vale no Espírito Santo, provocando grande impacto na economia do estado, com reflexos em Minas Gerais. A mineradora informou ainda que irá adotar todas as medidas judiciais cabíveis para garantir o reestabelecimento das suas atividades na Ponta de Tubarão.

A empresa afirma que está atuando e investindo continuamente em seus sistemas de controle ambiental  e cumprindo rigorosamente a legislação ambiental vigente.

Em nota, a ArcelorMittal Tubarão informou não ter recebido notificação. Acrescenta, ainda, que não opera no Porto de Tubarão.

Pontos moeda