Geral

Veja a lista de praias e lagoas com maiores riscos de afogamento no ES

A principal causa de mortes e sequelas na faixa etária de zero a 14 anos são os acidentes não intencionais, como afogamento. Até agora, foram registrados 117 casos

São  25 locais onde a atenção deve ser redobrada Foto: Divulgação/Governo

Durante o verão aumenta o fluxo de turistas e capixabas no litoral do Espírito Santo e o Corpo de Bombeiros alerta para que praias, rios ou lagoas sejam realmente opções lazer e relaciona 25 locais onde a atenção dos frequentadores deve ser redobrada, principalmente com crianças e adolescentes. Neste ano, até agora, foram registrados 117 casos de afogamento.

A principal causa de mortes e sequelas na faixa etária de zero a 14 anos são os acidentes não intencionais, como afogamento. Isso se deve à displicência dos adultos que deixam as crianças sozinhas e à curiosidade natural da idade, por não saberem nadar, por se apavorarem mais facilmente.

Já entre jovens e adultos, os afogamentos geralmente acontecem devido à ingestão de remédios ou bebidas alcoólicas antes de nadar. Há também ocorrências como traumas (bater a cabeça em algo maciço por ter saltado de alguma elevação para dentro d’água), acidentes com embarcações, ações de animais marinhos, desconhecimento do local de mergulho, excesso de confiança e exaustão de nadadores.

Mas nem todas as mortes aconteceram no mar. O perigo também está nos manguezais, rios, lagoas e cachoeiras. Afogamentos nesses casos ocorrem, geralmente, em locais isolados, sem a presença de guarda-vidas. 

Locais que exigem mais atenção

São Mateus

Guriri: A maioria dos banhistas é formada por turistas. Eles entram na água sem ter conhecimento do lugar, caracterizado por ondas fortes e correntes de retorno, que podem sugar as pessoas para o fundo.

Linhares 

Lagoa Juparanã: A ordem é só frequentar as praias onde há salva-vidas e só entrar na água nas áreas demarcadas como próprias para os banhistas. Fora delas, o risco são as embarcações. As águas calmas escondem riscos.

Aracruz 

Barra do Sahy: O cuidado deve ser redobrado perto da foz do rio, pois a correnteza pode levar os banhistas para o fundo do mar. 

Serra

Jacaraípe: A praia tem ondas fortes e muitos surfistas. Os banhistas devem evitar ficar perto deles, pois as pranchas podem ferir as pessoas. Atenção também à correnteza de retorno.

Nova Almeida e Praia Grande (Fundão): Há rio perto. Quando a maré está vazando e a correnteza está muito forte, há perigo de o banhista ser levado pela correnteza.

Vitória

Curva da Jurema: A praia tem buracos, que vão de 10 a 12 metros de profundidade. Quem cai neles e não sabe nadar muito bem acaba se afogando, pois não é possível pisar em algo para tomar impulso e sair do lugar.

Praia de Camburi: As ondas são fortes em determinados períodos do mês, conforme a fase da lua. Além disso, há as correntezas de retorno, e dependendo da força, podem arrastar uma pessoa. Essas áreas podem ser identificadas mais facilmente: são os pontos onde o mar fica mais ‘barrento’.

Vila Velha

Coqueiral de Itaparica: O maior problema são as ondas fortes, que podem machucar. Também possui correntezas de retorno.

Barra do Jucu: Além das ondas fortes, há o rio, que sempre indica perigo. Quando a correnteza está muito forte e a água vazando, a pessoa pode ser arrastada para as partes mais fundas do mar.

Praia da Costa: Perigo para os aventureiros. Próximo ao local onde ficam os barcos dos pescadores, os banhistas costumam pular na água, o hábito é um perigo, pois existem pedras no fundo e as pessoas podem bater a cabeça. 

Guarapari

Praia do Morro, das Virtudes, das Castanheiras e Enseada Azul: A calmaria da água incentiva as pessoas a se aventurarem a nadar. Mas aqueles que não possuem bom condicionamento físico costumam passar mal, e acabam se afogando.

Praia da Areia Preta: É funda. E depois de aproximadamente três metros da areia, em alguns pontos, quem não sabe nadar não encontra ‘chão’ e acaba se afogando;

Anchieta

Castelhanos: A grande quantidade de crianças que frequentam a praia é sempre fator de preocupação, pois elas gostam de se aventurar nas pedras. Há o risco de escoriações, cortes e quedas, que podem ser fatais.

Lagoa de Ubu: De um lado ao outro são aproximadamente 200 metros. Isso anima alguns a atravessar a lagoa. Mas quem não está fisicamente preparado pode acabar se afogando antes de completar a travessia.

Itapemirim

Rio Itapemirim: Há buracos e correntezas intensas em alguns pontos, que costumam fazer vítimas.

Piúma

Apesar das águas calmas e rasas, os turistas podem ter problemas com passeios longos. A 1,5 quilômetro da praia há uma ilha, que muitos gostam de visitar. Na ida, geralmente, a maré está baixa e é possível ir andando, mas na volta, a maré pode subir e pegar os desavisados de surpresa. 

Marataízes

Praia da Cruz: Há ondas e as chamadas correntezas de retorno, por onde as águas voltam para o mar e puxam os banhistas para o fundo.

Praia da Barra: A praia começa a ficar mais funda dois metros depois da linha da água e os desavisados podem ter problemas.

Presidente Kennedy

O cuidado deve ser redobrado perto da foz do rio, pois a correnteza pode levar os banhistas para o fundo do mar.

Dicas do Corpo de Bombeiros para prevenir acidentes:

- Não mergulhar após lanches e refeições;
- Não se afastar da margem;
- Não saltar de locais elevados para dentro da água;
- Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, bóias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas, ao invés da ação corpo a corpo;
- Não deixar crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável;
- Identifique nas proximidades a existência do guarda-vidas e permaneça próximo a ele;
- Olhar a sinalização do local, pois a mesma indicará se ele é próprio para banho ou não;
- Evite brincadeiras de mau gosto, como os conhecidos "caldos";
- Tome cuidado ao caminhar sobre as superfícies rochosas, elas podem estar escorregadias, podendo provocar queda e cortes;
- Instrua a criança quanto ao perigo existente ao entrar em águas mais profundas ou ficar só;
- Não deixar a criança na banheira para pegar uma toalha: pois cerca de 10 segundos são suficientes para que a criança dentro da banheira fique submersa;
- Não abandone uma criança para atender ao telefone: apenas 2 minutos são suficientes para que a criança submersa na banheira perca a consciência;
- Não deixe uma criança só em qualquer tipo de reservatório d’água, uma criança submersa na banheira ou na piscina entre 4 a 6 minutos pode ficar com danos permanentes no cérebro;
- Nunca deixe a criança sozinha dentro ou próxima da água, mesmo em lugares considerados rasos;
- Mantenha baldes, recipientes e piscinas infantis vazios. Guarde-os sempre virados para baixo e fora do alcance das crianças;
- Feche sempre a tampa do vaso sanitário e tranque a porta do banheiro;
- Em mares, rios, represas e lagos, preste muita atenção na criança. Fique alerta nas mudanças de ondas e correntes, por exemplo;
- Sempre use colete salva-vidas aprovado pela guarda costeira quando estiver em praias, rios, lagos ou praticando esportes aquáticos;
- Saiba quais os amigos ou vizinhos têm piscina em casa e quando seu filho for visitá-los, certifique-se de que será supervisionado por um adulto enquanto brinca na água;
- Instale cercas de isolamento ao redor da piscina com pelo menos 1,5 metro de altura, equipadas com portões e travas;
- Alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes. Esses recursos devem ser usados em conjunto com as cercas e a constante supervisão dos adultos;
- Matricule as crianças em aulas de natação;
- Em caso de problemas, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (190), para que o mesmo oriente e auxilie a vítima.

Pontos moeda