Geral

Prepare o guarda-chuva! Instituto alerta para chuva forte no Espírito Santo neste fim de semana

A previsão do tempo indica que podem ocorrer pancadas de chuva sem valores muito expressivos durante o sábado (16), mas essa precipitação deve vir acompanhada de raios

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve atuar sobre o Espírito Santo durante os próximos dias. É o que diz o aviso divulgado nesta sexta-feira (15) pela equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Chuva deve vir com raios e vento, de acordo com informações do Incaper Foto: Arquivo/Divulgação/Incaper

A previsão do tempo indica que podem ocorrer pancadas de chuva sem valores muito expressivos durante o sábado (16), mas essa precipitação deve vir acompanhada de descargas elétricas e ser precedida por rajadas de vento em alguns trechos do Espírito Santo. Esta condição tende a se repetir no domingo (17), sendo que a chuva pode ter valores mais elevados. Além disso, poderá haver volumes significativos de chuva em alguns trechos do território capixaba no início da semana que vem.

“Em suma, devido à possibilidade de chuvas frequentes para os próximos dias, podendo ser moderadas a fortes durante alguns momentos, o Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper recomenda atenção especial para as localidades mais vulneráveis a deslizamentos de terra, alagamentos e demais transtornos decorrentes do tempo instável”, disse Bruce Pontes, meteorologista do Incaper.

 

Instabilidade no Estado com chuva Foto: Divulgação

A ZCAS passa a influenciar mais as condições de tempo durante este sábado (16). Ocorre variação de nuvens pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. Na Região Sul e no oeste e sul da Região Serrana, possibilidade de chuva também pela manhã.

Como é típico nesta época do ano, não estão descartadas rajadas de vento, antes das pancadas de chuva, em alguns trechos do Estado. Ainda faz calor na maior parte do território capixaba, mesmo com a variação de nebulosidade. Não se descarta uma chuva localmente forte.

No domingo (17), a ZCAS aumenta a instabilidade sobre o Estado e o calor diminui na metade sul e região central capixaba. O sol aparece pouco e chove a qualquer momento. Ainda assim, a sensação é de abafamento. Nas demais regiões do Espírito Santo, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Ainda pode ocorrer alguma rajada de vento em áreas isoladas do Estado (exceto sudeste capixaba). A chuva pode ser localmente forte.

A ZCAS segue atuando durante a segunda-feira (18). O sol aparece pouco e chove a qualquer momento no Estado. A temperatura segue estável. A chuva pode ser significativa em alguns trechos.


A madrugada desta sexta-feira (15) foi a mais quente do ano na capital capixaba. Segundo a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a estação automática registrou temperatura mínima de 27,1°C. O índice de calor foi de 29,5°C. Esta foi a madrugada mais quente registrada na estação, localizada em Goiabeiras, desde sua fundação em 2007.

A estação do aeroporto registrou mais calor: foram desconfortáveis 28°C de temperatura mínima. O tempo abafado ao longo da última madrugada foi decorrente da umidade muito elevada e céu nublado, além do transporte contínuo de ar quente vindo com os ventos de norte/noroeste. “A nebulosidade funciona como um cobertor, aquecendo o ar por baixo ao impedir que o calor acumulado durante o dia anterior escape para o espaço”, explicou Bruce Pontes, meteorologista do Incaper.

Pontos moeda