Geral

Samarco negocia com sindicatos e propõe compromisso de manutenção de empregos

Proposta negociada inclui adoção da suspensão temporária dos contratos de trabalho por três meses, a partir de 25 deste mês. Além disso, benefícios do acordo coletivo serão mantidos

Trabalhadores protestaram na entrada da empresa logo após o desastre ambiental Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

A Samarco negociou com os sindicatos a prorrogação do período de manutenção dos empregos. O prazo originalmente previsto se encerraria em 1º de março e foi estendido para 25 de abril. A proposta faz parte do esforço da empresa em preservar sua força de trabalho própria, representada por cerca de 3 mil empregados, e está em linha com seu valor de respeito às pessoas.  A proposta negociada inclui, também, a adoção, a partir do próximo dia 25 de janeiro, da suspensão temporária dos contratos de trabalho por três meses. Além disso, todos os benefícios do acordo coletivo serão mantidos.

Os trabalhadores da empresa chegaram a protestar na porta da empresa logo após o desastre ambiental, ocorrido com o rompimento de barragem de rejeitos, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro do ano passado. A preocupação de todos era com o desemprego. 

Durante esse período, os empregados ficarão afastados de seus postos de trabalho e participarão de cursos de qualificação de mão-de-obra oferecidos pela Samarco. A empresa oferecerá uma ajuda compensatória mensal, que somada à bolsa de qualificação profissional prevista nessa modalidade de suspensão de contrato, garantirá o salário nominal dos empregados. A proposta será agora apresentada em assembleia aos empregados para aprovação a partir do retorno deles às unidades na próxima segunda-feira, 11/01, em datas a serem definidas pelos sindicatos. 

Embora inédito nas operações da Samarco, a suspensão temporária de contratos de trabalho é largamente utilizada no país, destacadamente no setor automotivo. Além de garantir postos de trabalho, renda e os benefícios ao trabalhador, a medida tem ainda a vantagem de permitir que as empresas se ajustem a eventuais reduções de demanda, diminuição de custos e retomada de produção. 

Pontos moeda