Geral

Tempo chuvoso ajuda a diminuir incêndio na área de turfa na Serra

O fogo na região da turfa não é visível, mas já consumiu uma área equivalente a 50 campos de futebol. O Corpo de Bombeiros, a Cesan, e a Defesa Civil da Serra, realizaram a operação

Os bombeiros trabalharam no combate Foto: TV Vitória

Depois de voltar a queimar devido ao intenso calor e tempo seco, o incêndio na área de turfa, no bairro Jardim Tropical, na Serra, diminuiu no último domingo (17). O tempo chuvoso ajudou a apagar as chamas que voltaram a incomodar a população da região.

O fogo na região da turfa não é visível, mas já consumiu uma área equivalente a 50 campos de futebol, na região da Serra. O Corpo de Bombeiros, em parceria com a concessionária que distribui água no município, a Cesan, e a Defesa Civil da Serra, realizou a operação em dois dias.

“Esta é uma área de brejo, porém está seca, e com isso, tudo vai se incendiando. O fogo está controlado e reduzido o tamanho, porém ainda vai demorar alguns dias porque a gente precisa alagar toda essa área para combater o incêndio na sua totalidade. Não basta combater somente o fogo na vegetação superior, precisamos combater o fogo na turfa que pode chegar a até quatro metros de profundidade”, afirma o capital Natanael, do Corpo de Bombeiros.

Além de caminhões-pipa, também foi usada água do Rio Santa Maria para encharcar o local. Uma adutora da Cesan fez a captação no córrego. A chuva no final de semana também ajudou no combate.

Veja a previsão do tempo para sua região

Mas é preciso mais chuvas para acabar com o problema, definitivamente. A região deveria estar toda alagada. Isso não acontece por conta do período de seca, mas essa não teria sido a causa do incêndio.

“O incêndio provavelmente teve inicio por ação humana. O fator realmente de como foi colocado se foi provocado ou em lixo que depois se propagou, não temos como confirmar, mas esse incêndio não começou de forma natural e sim por ação humana”, completa Natanael.

Pontos moeda