Geral

Vai à praia na Grande Vitória? Confira os locais próprios para banho

Em algumas das cidades mais procuradas pelos turistas na temporada de verão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória, têm juntas, nove localidade impróprias para banho

A praia da Bacutia é uma das mais badaladas de Guarapari, na Grande Vitória Foto: Reprodução/Site Praias do Brasil

Com a chegada do verão, as praias capixabas ficam lotadas de turistas. Em algumas cidades, como Guarapari, na Grande Vitória, a população cresce na temporada de férias. Os cerca de 400 quilômetros de litoral, de Conceição da Barra a Presidente Kennedy, contam com praias de tirar o fôlego, mas para quem curte tomar um banho, é preciso ficar atento.

Em algumas das cidades mais procuradas pelos turistas na temporada de verão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória, têm juntas, nove localidade impróprias para banho. A balneabilidade é medida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). O órgão realiza, também, a medição da qualidade das águas de rios e lagoas. Em Vitória, porém, a balneabilidade é medida por um laboratório contratado.

Os pontos impróprios para banho são, geralmente, causados pela poluição urbana, como esgoto e lixo depositado em praias e rios. Já outros pontos podem passar de impróprios para próprios, de acordo com as condições causadas por poluição e até pela maré. Tanto a prefeitura de Vitória quanto o governo do Estado, atualizam na internet a situação das praias capixabas.

Tomar banho em praias impróprias causa riscos de infecção devido ao contato com a água contaminada. Algumas doenças como a leptospirose e infecção intestinal podem ser contraídas ao tomar banho em praias poluídas.

Veja a balneabilidade de alguns municípios da Grande Vitória:

A Praia da Costa, em Vila Velha, fica lotada na temporada de verão Foto: Arquivo/Folha Vitória/Josué de Oliveira

>> Guarapari: dos 14 pontos que tem a balneabilidade medida, um ponto da Praia do Morro está imprópria para banho. As demais praias monitoradas estão em condições “muito boas” ou “excelentes” para banho. As praias mais badaladas, como a da Bacutia e de Areia Preta estão em condições “excelentes”. Veja aqui o monitoramento.

>> Serra: no município são onze pontos em que a qualidade da água é monitorada. Destes, dois são impróprios: em Nova Almeida, no final do calçadão do bairro, e em um ponto da praia de Jacaraípe. As demais localidades monitoradas recebem a avaliação de “satisfatória”, “muito boa” ou “excelente”. Veja aqui o monitoramento.

>> Vila Velha: são doze pontos monitorados pelo Seama. O município tem o maior número de locais impróprios para banho. São cinco localidades: Lagoa Grande, Lagoa de Interlagos, Foz do Rio Jucu, Praia do Ribeiro e Prainha de Vila Velha. Veja aqui o monitoramento.

>> Vitória: segundo o mapa disponível no site da prefeitura, a Capital possui uma praia imprópria: a da Enseada do Suá, nas proximidades da Praça do Papa. Alguns pontos como a praia de Santa Helena e um ponto da Praia de Camburi, perto do píer de Iemanjá, estão interditados, mas são pontos em que a balneabilidade muda nas amostragens. Veja aqui o monitoramento.

Pontos moeda