Geral

Vítimas relatam momentos de pânico durante deslizamento de pedra em VV

Por conta do acidente, de acordo com a prefeitura do município, 392 pessoas ficaram desalojadas e 15 ficaram feridas. Todos foram socorridos

As famílias foram cadastradas pela assistência social Foto: TV Vitória

Foram momentos de pânico vividos pelos moradores do Morro da Boa Vista, em São Torquato, Vila Velha, na noite da última sexta-feira (1). O susto foi após o desabamento de uma pedra no local. Por conta do acidente, de acordo com a prefeitura do município, 392 pessoas ficaram desalojadas e 15 ficaram feridas. Todos foram socorridos e a maioria não teve ferimentos graves.

O autônomo Mayke Campos foi uma das vítimas. No momento do acidente ele e a mulher só tiveram tempo de sair de casa. “Na hora eu ouvi um tremor de terra, um balanço muito forte, e uma rocha descendo. Vi muita poeira. Depois que nós corremos para uma laje e saímos do cômodo, foi uma destruição”, contou.

Veja as fotos de como ficou o local do acidente!

A pedra destruiu a residência do casal. Na confusão ele machucou a pena e foi socorrido para o Hospital Antonio Bezerra de Farias. “Deus no livrou e vamos ter que começar tudo outra vez”, afirmou.

Várias famílias precisaram deixar as casas. Uma moradora que está desempregada precisou passar a noite na casa da filha. Maria de Fátima disse que não esperava que o primeiro dia do ano fosse começar desta maneira. “No começo do ano nós esperamos uma coisa de bem e acontece essa tragédia acaba abalando todos”, disse.

A escola municipal Jairo de Mattos Pereira, em São Torquato, serviu de ponto de acolhimento para as famílias. Os moradores que ficaram desabrigados ou desalojados precisaram ser cadastrados pela Prefeitura de Vila Velha. Apenas uma família com quatro pessoas ficou abrigada no local, as outras preferiram ir para casa de amigos ou parentes.

Ainda durante a noite muita gente resistia em não sair das residências que estavam em área de risco. Por isso a Defesa Civil junto com a Polícia Militar, Guarda Municipal de Vila Velha, Corpo de Bombeiros e agentes da prefeitura precisaram realizar uma força tarefa e subir o Morro da Boa Vista para orientar e retirar as pessoas do local.

“Todas as famílias que saírem de casa e forem para a casa de familiares ou forem para igrejas, precisam passar pela assistência social para fazer o cadastro e futuramente ter um benefício federal que surgir. Temos a informação de que alguns moradores tem resistência por medo de ter a casa saqueada. Vamos tentar montar um planejamento para que essas pessoas saiam e essas ações de vândalos não aconteça”, informou o secretário da Assistência Social de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Além da escola municipal, muitas igrejas do bairro estão abrigando os moradores. As vítimas receberam ajuda de outros moradores que mandaram mantimentos, roupas e até colchão para amenizar o sofrimento desta noite. 

Pontos moeda