Geral

Debate na Ufes alerta para perigo do uso de repelentes descartados na natureza

De acordo com os estudos do professor doutor, milhões de poluentes são lançados todos os dias nos rios e lagos e ainda não existe ainda uma forma de dissipar o produto das águas

Cosméticos e repelentes descartados na água podem poluir águas mesmo após tratamento do esgoto Foto: TV Vitória

Com o objetivo de construir um projeto para estudar e criar soluções para o lançamento de poluentes na água doce e a escassez hídrica, o professor, doutor e pesquisador do Instituto de Avaliação Ambiental e Estudos Hídricos de Barcelona, Espanha, Damià Barceló, se reuniu nesta segunda-feira (01) com professores da Ufes e representantes do Instituto Aplysia, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) e da Cesan.

De acordo com os estudos de Damià, milhões de poluentes são lançados todos os dias nos rios e lagos no mundo. São efluentes industriais, pesticidas, remédios, drogas, cosméticos, esgoto que aumentam junto com o crescimento da população e do consumo, mas não se sabe até que ponto a diluição desses produtos na água é suficiente para evitar sérias consequências para saúde dos corpos hídricos e da própria humanidade.

Entre os elementos que se unem as águas depois que o esgoto recebe tratamento e retornam ao sistema hídrico está o repelente de insetos, que está sendo cada vez mais utilizado nos últimos tempos como profilaxia ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chicungunya. Segundo o estudioso, ainda não existe ainda uma forma de dissipar o produto das águas e o objetivo é estudar formas de tratar as águas da forma mais completa possível.

De acordo com a presidente do Instituto Aplysia, Tatiana Furley, o encontro deu início ao debate sobre a qualidade da água em um cenário cada vez mais crítico de escassez hídrica. “A ideia é plantar uma semente para chamar a atenção para o tema, unir profissionais e estudiosos da área na discussão e trazer a experiência de especialistas que já avançaram na questão”, ressaltou. 

Pontos moeda