Geral

Estudantes da rede estadual voltam às aulas nesta segunda

No retorno às aulas nem tudo é festa. Alguns alunos podem enfrentar dificuldade em se readaptar à rotina escolar ou sentirem receio em frequentar uma nova escola

Foto: Divulgação/Governo

Está chegando a hora de retornar às aulas. Nesta segunda-feira (15), os mais de 250 mil estudantes, das 500 escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual do Espírito Santo iniciam o ano letivo. Apesar do fim das férias, tem estudante animado. 

Rodrigo Mutz Freitas, que vai cursar o 2º ano do Ensino Médio na Escola Viva de São Pedro, está contente com o retorno das aulas. “Quero muito que nesse ano os professores cobrem bastante de nós, alunos, para que possamos nos esforçar, nos envolver mais com as atividades. Será um ano decisivo para mim, que pretendo fazer a prova do Enem e espero que todo o aprendizado adquirido na escola me ajude a obter uma boa nota”, afirmou.

Para a estudante Laiza Gilles Guidi, que cursará o 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Victorio Bravim, em Marechal Floriano, esse ano será de boas conquistas. “Espero que os professores trabalhem mais aulas práticas com a gente, pois elas nos ajudam bastante a entender melhor os conteúdos vistos em sala de aula. Além disso, em 2015 aproveitei todas as matérias para participar de olimpíadas e ganhei algumas medalhas. Espero que esse ano consiga conquistar um número maior. Vou me dedicar”, contou.

A diretora da Escola Estadual Eurico Salles, situada em Itaguaçu, Araci Hell de Andrade, revela que os professores estão preparando aulas bastante divertidas para o retorno das aulas. “Estamos preparando uma aula de boas vindas com atrações e dinâmicas para agitar nossa escola. Espero que os estudantes gostem e que isso sirva de motivação para que eles participem das atividades que serão promovidas durante nosso ano letivo”, explicou.

Segundo o pedagogo Vagner Candido da Silva, da Escola Estadual Conde de Linhares, localizada em Colatina, a equipe pedagógica pretende promover ações que despertem o conhecimento não só dos alunos do Ensino Médio Regular, mas também do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos oferecidos pela instituição.

“Nossa intenção é melhorar o rendimento escolar e aumentar a frequência dos alunos na escola. Estamos preparando atividades práticas com o intuito de reforçar o conhecimento e aprendizado dos estudantes para que eles se sintam motivados e tenham um ano proveitoso”, concluiu Vagner.

Dicas importantes

No retorno às aulas nem tudo é festa. Alguns alunos podem enfrentar dificuldade em se readaptar à rotina escolar ou sentirem receio em frequentar uma nova escola. Os pais devem estar preparados para ajudar seus filhos. 

Confira algumas dicas que vão fazer a diferença e facilitar não só o primeiro dia de aula, mas todos os outros dias que seu filho frequentará a escola em 2016.

- Para manter a ansiedade em um nível saudável converse com seu filho sobre a nova escola, os novos colegas e professores. Você já teve muitas vezes o seu “primeiro dia de aula”, explique que é normal sentir o frio na barriga, mas que não há nada a temer. Deixe que seu filho participe dos preparativos para esse novo ano escolar, chame-o para arrumar a mochila escolar, converse sobre a importância dos estudos e o motive a estudar. 

- As férias foram ótimas, os alunos curtiram bastante o descanso, aproveitaram para acordar mais tarde, mas é hora desta rotina acabar. É melhor mudar os horários de dormir e acordar antes que o retorno aconteça para que a criança ou adolescente já esteja familiarizado com os novos horários e não tenha dificuldade para acordar ou se concentrar nos estudos. Além disso, eles estão em fase de crescimento e é necessário que durmam pelo menos oito horas por dia.

- Outra dica importante é para que os pais ou responsáveis procurem acompanhar os alunos até a escola nos primeiros dias de aula. A criança se sente mais confiante quando está acompanhada. Apresente-se aos professores. São mais de 20 mil profissionais prontos para oferecer novas informações paras os estudantes. Estabeleça um relacionamento saudável com os professores do seu filho. 

- Seja presente nas reuniões escolares e fique atento ao boletim escolar. Estabeleça uma rotina de estudos para a criança ou o adolescente e sempre que possível participe. Ajude nas pesquisas e atividades escolares diárias. Incentive a leitura. Pergunte sobre as novidades e novos amigos e professores. Todo ano os alunos vivem uma nova fase e cada dia é uma nova descoberta.

Pontos moeda