Geral

França pede pela suspensão do embargo dos EUA contra Cuba

Redação Folha Vitória

Paris - A França pediu a suspensão do embargo a Cuba por parte dos Estados Unidos durante a histórica visita de Estado de Raul Castro a Paris, nesta segunda-feira, que tem como objetivo estreitar as relações econômicas entre cubanos e franceses.

A viagem do presidente de Cuba vem na esteira de um acordo fechado na capital francesa, em dezembro, para suavizar a dívida externa do país.

O presidente da França, François Hollande, saudou Castro com um abraço caloroso no Palácio do Eliseu, antes de dar início às reuniões com um grito de "Viva Cuba!".

Ambos os presidentes prometeram desenvolver os laços econômicos, políticos e culturais durante uma coletiva de imprensa.

Os Estados Unidos anunciaram a normalização das relações com Cuba em dezembro do ano passado, mas o embargo econômico contra a ilha continua.

Hollande disse a jornalistas que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "deve agora seguir adiante e permitir que este vestígio da Guerra Fria se encerre". A França pede pela suspensão do embargo norte-americano desde 1991.

"Agradecemos à França por sua tradicional posição em favor da suspensão do embarco econômico, financeiro e comercial dos EUA contra Cuba, que é o maior obstáculo para o desenvolvimento do nosso país", disse Castro.

Cuba quer "diversificar a relação bilateral com a França em todas as suas dimensões: política, econômica, de negócios, financeira, acadêmica, financeira e de cooperação cultural", disse. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda