Geral

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida emociona na região serrana

Depois de passar por comunidades de Alfredo Chaves, ela chegou a Marechal Floriano. Os próximos municípios agraciados com a visita da santa peregrina serão Domingos Martins e Afonso Cláudio

Missas e festas vêm marcando a passagem da imagem peregrina pela região. Foto: Rael Sérgio.

A região serrana do Estado recebe desde a última quarta-feira (3) a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida como parte da programação ao Jubileu dos 300 anos desde que a imagem foi encontrada. A réplica da santa padroeira do Brasil permanecerá na região até 1º de março.

Depois de passar por várias comunidades de Alfredo Chaves, ela chegou a Marechal Floriano. Neste domingo (07), por volta das 18h, é a vez da comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, em Soído de Baixo, recebê-la.

“Ficamos muito felizes com a passagem da santa em nossa comunidade. Foi grande a alegria em recebê-la e ver o tamanho da fé dos devotos”, disse, emocionada, Erika Paranhos, da localidade de Araguaia.

Os próximos municípios agraciados com a visita da santa peregrina serão Domingos Martins e Afonso Cláudio. Missas e festas vêm marcando sua passagem pela região.

A imagem é uma réplica da original, que está no Santuário Nacional em Aparecida (SP). Foto: Divulgação

A imagem da padroeira

A imagem é uma réplica da original, que está no Santuário Nacional em Aparecida (SP), e a peregrinação deu início às comemorações dos 300 anos da aparição da imagem no Rio Paraíba do Sul, que se dará em 2017, o Jubileu “300 anos de bênçãos”.

Em 1717, três pescadores saíram para pescar em uma época escassa de peixes. Ao chegarem ao Porto Itaguaçu, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem.

Juntando as duas partes viu-se que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Após o encontro da imagem, a pesca de peixes foi farta e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele evento que chamaram de milagre.

Por ter aparecido dessa forma, o povo a nomeou de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha, em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

Pontos moeda