Geral

Ipem-ES reprova mais de 20 postos de combustíveis no Sul do Estado

A ação visou identificar irregularidades no volume do combustível fornecido ao consumidor ou a presença de componentes na fiação que não fazem parte dos equipamentos originais das bombas

No total, 45 postos de quatro municípios do Sul do Estado foram fiscalizados pelo Ipem-ES Foto: ​Divulgação/Ipem

Uma fiscalização realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo fiscalizou, nessa semana, 45 postos de combustíveis nas cidades de Alegre, Cachoeiro do Itapemirim, Castelo e Jerônimo Monteiro, no sul do Estado. A ação, que terminou na última quinta-feira (25) constatou irregularidades em 22 estabelecimentos, quase metade dos postos avaliados.

A ação teve o objetivo de identificar irregularidades no volume do combustível fornecido ao consumidor ou a presença de componentes na fiação que não fazem parte dos equipamentos originais das bombas de combustíveis, que poderiam indicar fortes indícios de fraude para lesar os clientes.

Não foram encontrados indícios de fraudes, mas ainda sim nove postos foram autuados. Entre os erros encontrados, o Ipem constatou bomba medidora com falha na determinação da vazão, bico de descarga em posição de descanso com a bomba ligada,  mangueira instalada na bomba medidora com comprimento superior ao máximo admissível, mangueira que não se encontrava em perfeitas condições de conservação, entre outros

As bombas com irregularidades foram interditadas pelo Ipem-ES e só poderão ser reutilizadas após mecânico autorizado fazer os reparos necessários. O proprietário do estabelecimento tem, a partir da autuação, dez dias para apresentar defesa junto ao órgão. As multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência. A ação conjunta foi realizada com o Ipem de São Paulo.

"Estamos intensificando a fiscalização a fim de coibir fraudes e irregularidades que causem prejuízo ao consumidor. As operações especiais possibilitam a identificação de fraudes, que estão cada vez mais sofisticadas. Felizmente pudemos constatar durante esta operação, que aqui no Espírito Santo não encontramos fraudes eletrônicas nos postos", explicou o diretor-geral do Ipem-ES, Paulo Renato Rodrigues.

Em 2016, até o momento, o Ipem-ES verificou 695 bombas e reprovou 105 delas. Ao todo foram 75 postos de combustíveis fiscalizados, sendo encontradas irregularidades em 12 postos. Dos 78 municípios do estado, foram realizadas fiscalizações em postos de combustíveis em 16 municípios: Anchieta, Aracruz, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Guarapari, Itapemirim, Marataízes, Marilândia, Piúma, Presidente Kennedy, São, Mateus, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória.

Em 2015, o Ipem-ES verificou 4.918 bombas, sendo 856 reprovadas (17,40%). Ao todo foram 502 postos de combustíveis fiscalizados, sendo encontradas irregularidades em 106 postos (21,11%).

Pontos moeda