Geral

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, veja cinco 'sinais' que podem ser sintomas da doença!

A fadiga é nada menos que um cansaço extremo, que não passa nem mesmo após uma boa noite de sono. Em casos de leucemia, câncer no sangue, a fadiga é um dos sintomas iniciais da doença

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado nesta quinta Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado no dia 4 de fevereiro, ou seja, nesta quinta-feira. Por mais que o assunto sempre deixe as pessoas em alerta, prevenir nunca é demais. Veja cinco sintomas que podem auxiliar a detectar os primeiros sinais da doença. As informações são do American Cancer Society.

1. Fadiga crônica

A fadiga é nada menos que um cansaço extremo, que não passa nem mesmo após uma boa noite de sono. Em casos de leucemia — câncer no sangue — a fadiga é um dos sintomas iniciais da doença. Já em casos de câncer de cólon ou estômago, ela é causada por perda de sangue.

2. Perda de peso sem motivo aparente

Perder peso sem motivo pode ser um dos primeiros sinais da doença. Se o emagrecimento for acima de quatro quilos, ele pode estar relacionado a câncer de estômago, pâncreas, esôfago ou pulmões.

3. Febre alta

A febre aparece em estágios mais avançados da doença, quando os tumores já estão mais espalhados. Durante o tratamento, é comum que o sintoma se manifeste. Em casos como leucemia e linfomas, é possível que a febre se manifeste logo no início da doença.

4. Dores frequentes 

Dores que não aliviam nem mesmo com medicamentos podem ser sintomas de câncer de ossos e testículos. Dores nas costas, por exemplo, são sintomas de câncer de cólon, reto ou ovários. Dores de cabeça podem ser sinais de tumores no cérebro.

5. Alterações na pele

Alterações na cor da pele também podem ser sintomas da doença — aparência escura, avermelhada ou amarelada ao redor dos olhos principalmente. Outros sinais são o crescimento rápido dos cabelos e coceiras intensas. Se alguns desses sinais estiverem acontecendo com você, procure um médico imediatamente e faça o diagnóstico. Se prevenir é sempre a melhor forma de tratamento.

Pontos moeda