Geral

Tem pelos no corpo? Dermatologista cachoeirense revela mitos e verdades. Confira!

O dermatologista Rodrigo Bragança, de Cachoeiro de Itapemirim, explica que é comum receber questionamentos em seu consultório e esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema

Dermatologista afirma que as mulheres têm pelos mais finos por fatores hormonais. Foto: Divulgação.

Independente da quantidade, todos têm pelos espalhados pelo corpo. Mais grossos ou mais finos, tornam-se um tabu, principalmente nas mulheres.

O dermatologista Rodrigo Bragança, de Cachoeiro de Itapemirim, explica que esses questionamentos são comuns em seu consultório e esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema.

Ele ressalta que atualmente, até mesmos os homens, cada vez mais vaidosos, recorrem aos métodos depilatórios contra os pelos indesejáveis. Por isso, ainda existem muitas dúvidas em relação aos pelos, como: “- Podemos raspar tudo ou é melhor retirar com cera?”, “- Mulher com pelo mais grosso tem mais hormônios?”, “- A depilação mancha a pele?”, entre outras.

Mas, afinal, pelos mais grossos em mulheres indicam mais hormônios masculinos? Segundo o médico cachoeirense isso é parcialmente verdadeiro, pois há casos de excesso de hormônios masculinos na mulher. “Quando isso ocorre podem nascer pelos em locais não usuais como ao redor dos mamilos, na face e abaixo do umbigo”, disse Bragança.

Já em relação à depilação com cera ou a raspagem dos pelos, ele afirma que não faz diferença a escolha do método e que o pelo não irá ficar mais grosso se a pessoa optar por raspar, ao invés de tirar com cera. 

Mas, atenção, o dermatologista alerta, principalmente as mulheres, para a retirada de pelos das sobrancelhas, pois pode ocorrer dos pelos não nascerem mais. “A retirada dos pelos faz com que os fios se atrofiem até pararem de crescer. Isto pode piorar quando as mulheres chegam à menopausa, pois a fase traz a diminuição dos pelos do corpo”, explicou.

Quanto aos pelos mais claros ou escuros serem mais ou menos saudáveis, Bragança destaca que é um mito achar que pelos escuros são mais saudáveis que pelos claros, pois, segundo ele, não há nenhuma relação entre a cor dos pelos e o fato de serem saudáveis ou não.  

E as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), podem ser evitadas com a proteção dos pelos? “Não, isso é um mito”, afirma o dermatologista, complementando que os pelos protegem a área, tornando-a menos vulnerável, mas não impedem a contaminação pelas doenças sexualmente transmissíveis. Sobre a permanência dos pelos nas áreas pubianas causarem odores desagradáveis, ele é enfático em dizer que também é um mito: “Não há nenhum estudo científico que comprove isto. O que importa é a higiene do local”.

Bragança finaliza afirmando que as mulheres têm pelos mais finos por fatores hormonais que representam as principais causas desta diferença e que os pelos devem ser raspados no sentido do crescimento. “Pelos devem ser raspados no sentido do crescimento, pois, da forma contrária, eles podem encravar e gerar um problema conhecido como pseudofoliculite, que não é causado por uma bactéria, como a foliculite. Para evitar o mal, o ideal é raspar os pelos com água morna, lâmina nova e creme de barbear”, finalizou o especialista.

  • Rodrigo Bragança é dermatologista e atende na Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim.
Pontos moeda