Geral

Tóquio e Seul ameaçam derrubar vestígios de foguete da Coreia do Norte

Redação Folha Vitória

Seul - Japão e Coreia do Sul prometeram derrubar quaisquer detritos que caiam sobre seus territórios - oriundos de um foguete que a Coreia do Norte planeja lançar neste mês - na esteira da afirmação de autoridades sul-coreanas de que foram detectadas preparações para o lançamento por Pyongyang.

A Coreia do Norte informou as organizações internacionais de que vai lançar um satélite de observação em um foguete entre os dias 8 e 25 de fevereiro. Coreia do Sul, EUA e outros países dizem que tal movimento seria um disfarce para um teste ilegal de um míssil que pode atingir a América do Norte.

Imagens recentes capturadas por satélites comerciais mostraram um número cada vez maior de veículos na estação de lançamento Sohae, na Coreia do Norte, no começo de janeiro. As fotos sugerem que os coreanos estão se preparando para um lançamento nas próximas semanas, segundo o site americano 38 North, gerenciado pela Escola Johns Hopkins de Estudos Internacionais Avançados.

O site afirmou, no entanto, que é impossível dizer pelas imagens se um veículo de lançamento espacial estava presente.

Autoridades sul-coreanas e norte-americanas disseram que um lançamento ameaçaria a segurança nacional e violaria as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que proibiu Pyongyang de se engajar em qualquer atividade nuclear ou balística.

Diplomatas do Conselho de Segurança já prometeram estudar novas sanções contra os países, por conta do recente teste nuclear. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda