Geral

Carnaval de Congo de Máscaras para capixabas curtirem na próxima segunda em Cariacica

Ao som de instrumentos como a casaca, o tambor, a cuíca e o chocalho, elas prometem inflamar o público com canções e danças ligadas à religiosidade e à natureza

Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cariacica/ Claudio Postay

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água acontece na próxima segunda-feira (4), às 9 horas, em Cariacica.  

Haverá uma procissão saindo da Bica de Roda D’água e, a partir das 10 horas e uma missa, em frente à sede da banda de congo Santa Izabel. Logo em seguida, às 11h30, os capixabas seguirão até o local do evento na companhia do personagem João Bananeira e de bandas de congo mascaradas.

Ao som de instrumentos como a casaca, o tambor, a cuíca e o chocalho, elas prometem inflamar o público com canções e danças ligadas à religiosidade e à natureza. No encerramento, terá show pirotécnico e a apresentação do Grupo América 4.

O Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro estará presente com dois estandes e trará livros, quadros, panos e vestimentas africanos, camisas com temas característicos do Carnaval angolano, além de quitutes do país. Confira toda a programação da festa no fim da matéria.

De acordo com a cultura popular, a comemoração tem sua origem nas procissões que ocorriam no município em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Devido à distância que percorriam todos os anos até o Convento, os moradores decidiram realizar o ato de devoção pelas ruas de Roda D’água.

Durante os cortejos, os escravos utilizavam máscaras para não serem reconhecidos, já que eram excluídos da festividade. Mais tarde, elas acabaram sendo incorporadas ao Carnaval de Congo e o festejo foi ganhando cada vez mais adeptos, integrando negros, brancos e indígenas.

Programação:

9h – Procissão (saída da Bica de Roda D’água);

10h – Missa (em frente à sede da banda de congo Santa Izabel);

11h30 – Cortejo até a área do evento (companhia do personagem João Bananeira e de bandas de congo mascaradas);

12h – Shows com artistas locais;

14h – Encontro de bandas de congo de Cariacica, Fundão, Linhares, Santa Leopoldina, Serra, Viana e Vitória. Participação do grupo Brasil Tambores;
18h – Encerramento oficial com show pirotécnico;

18h10 – Show do Grupo América 4.

Pontos moeda