Geral

Outono mais quente: mês de abril será de calor e poucas chuvas no Estado

De acordo com o Instituto Climatempo, até o mês de junho, a chuva prevista será um pouco abaixo da normalidade, já as temperaturas, ligeiramente acima da média histórica

O outono já chegou, mas as temperaturas são de verão no Espírito Santo Foto: ​Reprodução/History Channel

O outono começou no último dia 20 de março, mas as temperaturas, no Espírito Santo, não diminuíram. Para muitos capixabas, a sensação é de que ainda estamos no verão. E a previsão é de que as temperaturas só devem diminuir significativamente no mês de maio, mas, mesmo assim, os capixabas não podem esperar um frio intenso.

De acordo com o Instituto Climatempo, até o mês de junho, a chuva prevista será um pouco abaixo da normalidade, já as temperaturas, ligeiramente acima da média histórica.

"No Espírito Santo, não devemos ter eventos de frio significativo, mas no mês de maio, a partir da segunda quinzena, e no mês de junho, podemos ter algumas ligeiras esfriadas, mas não será um frio intenso, as temperaturas ficarão apenas mais amenas", afirma o meteorologista Alexandre Nascimento.

Veja a temperatura da sua região no Folha Clima!

O meteorologista frisa que o tempo seco predominou neste verão e que choveu pouco, na Grande Vitória. Apenas no mês de janeiro é que o nível de precipitação ficou acima da média na Capital, com 185 milímetros. Já em fevereiro deste ano, por exemplo, choveu apenas 12 milímetros, quando a média mensal é de 82 milímetros.

O motivo principal para o tempo seco, mais quente e com menos chuva, é o fenômeno El Niño, que ainda exerce influência no Estado e é um dos mais fortes dos últimos 19 anos. O fenômeno acontece devido ao aquecimento das águas do oceano pacífico. "Ao longo deste outono o El Niño estará se desfazendo e provavelmente estaremos em normalidade no fim da estação", completa Nascimento.

Foto: Reprodução/Icon Finder

Abril:

:: Temperatura mínima: 22°C
:: Temperatura máxima: 30°C
:: Previsão de chuva para o mês: 90 milímetros

Foto: Reprodução/Icon Finder

Maio

:: Temperatura mínima: 20°C
:: Temperatura máxima: 29°C
:: Previsão de chuva para o mês: 80 milímetros

Foto: Reprodução/Icon Finder

Junho:

:: Temperatura mínima: 18°C
:: Temperatura máxima: 26°C
:: Previsão de chuva para o mês: 50 milímetros

Fonte: Instituto Climatempo

Pontos moeda