Geral

Servidores municipais de Vitória e Vila Velha permanecem em greve e realizam protestos

Nos dois municípios os manifestantes estão realizando atos em frente as prefeituras e nas repartições municipais, para orientar os servidores e a população sobre o movimento

Cerca de 90% dos servidores da área saúde de Vila Velha aderiram a greve, diz sindicato. Foto: Divulgação/ Sinfais

No segundo dia de greve dos servidores dos municipais de Vitória e Vila Velha, manifestantes prometem protestos em frente as prefeituras do municípios e ações de conscientização sobre greve nas repartições.

Em Vitória, os servidores estão concentrados desde às 8 horas no estacionamento da prefeitura, em Bento Ferreira. De acordo com o sindicato que representa a categoria, cerca de 200 pessoas estão no local, além de outros que estão circulando pelas repartições municipais para orientar os servidores e a população sobre a greve.

Ainda segundo o sindicado, cerca de 40% dos trabalhadores da área da saúde já aderiram ao movimento. Na educação esse número chega a 45%. As principais reivindicações da categoria na Capital são o reajuste salarial, a revisão do Plano de Cargos e Salários e a revisão do Estatuto dos Servidores.

Já em Vila Velha, os servidores só devem se concentrar no início da tarde. Um ato está previsto para acontecer em frente ao prédio da prefeitura. De acordo com o sindicato, 90% dos servidores da saúde já aderiram o movimento.  Os servidores protestam por reposição salarial e auxilio alimentação.

Em nota, a Prefeitura de Vitória tem afirmado que está permanentemente em diálogo com os servidores municipais, e que, somente em 2016, já foram realizadas seis reuniões com os representantes dos trabalhadores. A prefeitura disse também que apresentou proposta para a realização de concurso público e a atualização das progressões funcionais.

Quanto à reposição salarial, a PMV diz que está "impossibilitada de atender a reivindicação, momentaneamente, já que o gasto com pessoal em relação à receita corrente líquida projetada para dezembro de 2016 ultrapassa o limite legal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal”, mas ressalta que em 2013 e 2014, “mesmo com queda acentuada na arrecadação e o agravamento da crise econômica nacional,  a Prefeitura fez a reposição total das perdas da inflação”. 

A prefeitura de  Vila Velha informou também em nota que está em constante diálogo com os sindicalistas e tem exposto que a crise nacional tem impactado as finanças municipais e que dentro das suas possibilidades, tem proporcionado melhorias aos servidores. 

Pontos moeda