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Adesão do Sisu pela Ufes e fim do vestibular divide opinião de estudantes

A adesão da Ufes ao Sisu aconteceu depois que, por 18 votos a 10, os conselheiros decidiram acabar com a 2ª fase do vestibular, composta por questões específicas para o curso desejado

Fim da segunda fase do VestUfes divide opinião de estudantes Foto: Divulgação

Enquanto alguns estudantes aprovaram o fim do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo, outros se decepcionaram com a adesão ao Sisu e eliminação da segunda fase do processo, anunciada pela Reitoria da Universidade nessa quarta-feira (27).

Para a estudante Ana Thereza Eller, que irá tentar o curso de Engenharia Civil, será necessário “readaptar o método de estudos para seguir no projeto de entrar na Ufes”. Já para Ana Thereza Eller, que pretende cursar Engenharia Mecânica, a mudança foi bem vinda. “Tinha dificuldades para estudas para as duas fases do processo”, contou.

A adesão da Ufes ao Sisu aconteceu depois que, por 18 votos a 10, os conselheiros decidiram acabar com a segunda fase do vestibular, composta por questões escritas, específicas para a área do curso desejado. Já este ano, a aprovação vai depender apenas das notas do Enem.

O sistema é unificado, gerenciado pelo ministério da educação. Qualquer aluno, de qualquer parte do Brasil, vai poder concorrer às mais de 4200 vagas oferecidas pela Ufes, sem sair do seu estado de origem. Basta se inscrever no sistema e fazer o Enem 2016.

Em coletiva à imprensa, o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, disse que a comissão do vestibular deve atribuir pesos às disciplinas, de acordo com o curso pretendido pelo candidato. “A mudança é uma forma de incentivar a melhoria nos ensinos fundamental e médio no Estado, já que a prova do Enem tem questões de todas as disciplinas”, afirmou.

O orientador educacional Fabiano Theobaldo Rezende considera que a adesão faz parte de uma mudança na educação no Brasil. O Sisu já é adotado por mais de 100 universidades e institutos federais. Para Fabiano, o processo seletivo fica mais equilibrado, e o aluno mais tranquilo. “A forma de avaliação libera o aluno de se preparar duas vezes”, ressaltou.

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