Geral

Alemanha: presidente diz que anunciará em breve se buscará segundo mandato

Redação Folha Vitória

Berlim - O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, disse neste domingo que anunciará em breve se pretende concorrer a um segundo mandato de cinco anos, uma decisão que pouparia a chanceler Angela Merkel de uma dor de cabeça política significativa.

Legisladores federais e representantes de 16 Estados da Alemanha vão eleger o chefe de Estado em fevereiro do ano que vem. Gauck, um ex pastor e ativista pró-democracia da Alemanha Oriental, sem filiação partidária, conta com o apoio da maioria dos principais partidos políticos.

No entanto, ele já é o presidente mais velho que a Alemanha já teve, com 76 anos, e deixou em aberto se concorrerá novamente. Se o atual presidente optar por não concorrer, isso forçaria Merkel e seus rivais a uma busca por um sucessor antes da eleição parlamentar, que também ocorrerá no ano que vem.

Gauck disse à rádio Deutschlandfunk neste domingo que vai tomar a sua decisão no início do verão do Hemisfério Norte. Ele afirmou ainda que "será uma decisão difícil". Fonte: Associated Press.

Pontos moeda