Geral

Com destino a Vitória, Expedição Tropeira faz parada em Venda Nova do Imigrante

Os participantes saíram de Ouro Preto, em Minas Gerais, no dia 1º de abril e vão percorrer a Rota Imperial até a próxima quarta-feira, dia 20, quando chegam em Vitória

A previsão de chegada da Expedição Tropeira em Vitória é na próxima quarta-feira (20) Foto: ​Divulgação

Com o objetivo de resgatar a história tropeira, percorrendo os 575 km da Rota Imperial, uma Expedição com 13 cavaleiros saiu de Ouro Preto, em Minas Gerais, no dia 1º de abril. A parada final será em Vitória, na próxima quarta-feira (20). Mas antes, eles fizeram uma parada em Venda Nova do Imigrante, em frente ao prédio da prefeitura.

A Expedição tem o objetivo de resgatar a história tropeira. Os participantes passam por diversas propriedades do agroturismo, e poderão apreciar cachoeiras, rios, matas, lavouras e comidas típicas da região, além de reviver as rotas, acampamentos e pousadas, histórias e costumes.

A Rota Imperial, conhecida também como São Pedro de Alcântara, surgiu após a descoberta de ouro no interior do Brasil na primeira metade do século XVII. Desbravadores percorriam essas terras para conseguir chegar à região das minas gerais e, para proteger esses locais contra os invasores, a Coroa Portuguesa proibiu a construção de estradas na Capitania do Espírito Santo.

Após a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, foi permitida a construção de uma estrada que ligasse Vitória a Ouro Preto, em 1814. A Rota Imperial foi concluída em 1816, consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.

Atualmente, a Rota Imperial proporciona, além do contato com a história, 575 km de belas paisagens entre vales e montanhas e a cultura marcante dos imigrantes que colonizaram suas terras. São 31 municípios, sendo 17 em Minas Gerais e 14 no Espírito Santo. Os municípios capixabas são: Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

Pontos moeda