Geral

Crise hídrica: vazões dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória atingem níveis críticos

O boletim de acompanhamento hidrológico, realizado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e a Agência Nacional de Águas (ANA), mostrou que a vazão dos rios ainda é preocupante

O Rio Jucu tem uma extensão de 169,5 km, desde a nascente, em Domingos Martins, até a foz, na Barra do Jucu, em Vila Velha Foto: TV Vitória

As vazões dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, responsáveis pelo abastecimento de água na Grande Vitória, continuam baixas. O boletim de acompanhamento hidrológico, realizado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e a Agência Nacional de Águas (ANA), mostrou que a vazão dos rios ainda causa preocupação.

De acordo com os relatórios, no dia 28 de março deste ano, o Rio Jucu registrou vazão de 33.490 (l/s). No entanto, no dia 28 deste mês, este número passou para 28.166 (l/s). Já o Santa Maria, que em março registrava vazão de 18.349 (l/s), na última quinta-feira (28) chegou a 13.200 (l/s).

A escassez de chuvas tem agravado a crise hídrica no Espírito Santo. No dia 12 de abril, a AGERH informou que dos 78 municípios capixabas, 14 se encontram em situação extremamente crítica em relação ao abastecimento de água, dez em situação crítica e em oito foi decretado estado de emergência ou calamidade pública. Este é o terceiro ano consecutivo da seca.

De acordo com o Instituto Climatempo, a previsão para os próximos dias é chuva a qualquer momento, mas moderada e sem tempestade. Uma segunda frente fria chega no Espírito Santo no próximo sábado (30).

Boletim de acompanhamento hidrológico

> Rio Jucu

> Santa Maria

Pontos moeda