Geral

Doze guardas mirins vão atuar como monitores em Cachoeiro de Itapemirim

Os adolescentes com idade entre 12 e 15 anos foram atendidos no primeiro ano do projeto e, depois de capacitados, vão desempenhar a nova função

Os integrantes da Guarda Mirim que atuarão como monitores receberam os uniformes na tarde desta quinta-feira (7) Foto: ​Divulgação

O projeto Guarda Mirim de Cachoeiro de Itapemirim será ampliado neste ano e atenderá mais alunos. A Guarda Civil Municipal (GCM), responsável pela iniciativa, prevê que até 600 alunos de escolas municipais participem das atividades de conscientização e cidadania, que começam neste mês.

No ano passado, 300 estudantes com idades entres oito a 16 anos, de quatro escolas públicas, foram mobilizados pelo projeto, que ensina sobre primeiros socorros, educação no trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente, combate a drogas, bullying, pedofilia, e também promove ações solidárias.

A novidade para este ano é a atuação de 12 estudantes como monitores das atividades. São adolescentes de 12 a 15 anos que foram atendidos no primeiro ano do projeto, em 2014, e que, no ano passado, participaram de um curso oferecido pela GCM, que os habilita a desempenhar a nova função. 

“Fizemos uma seleção entre os estudantes atendidos que tinham o perfil para a função de monitor. Esses 12 se destacaram por terem melhorado as notas, o comportamento na escola e em casa, além de bom desempenho na prova de seleção”, comenta a coordenadora do projeto, Edinete Mendes.

Os monitores vão atuar junto aos instrutores da GCM, no contraturno escolar, em palestras realizadas em turmas do 1º ao 4º do ensino fundamental. Nesta quinta-feira (7), eles receberam os uniformes que serão usados nas atividades.

“No curso que oferecemos, esses adolescentes foram preparados para ministrar aulas sobre os temas que desenvolvemos no projeto. São verdadeiros agentes multiplicadores de práticas de cidadania e devem ser exemplo para os colegas da escola”, completa a coordenadora.

Pontos moeda