Geral

Em meio a protestos, Ufes decide adotar o Sisu e acabar com vestibular

Decisão foi divulgada na noite desta terça-feira, após reunião no prédio da reitoria. Com isso, somente o Enem será utilizado como forma de ingresso de estudantes para 98 cursos

Ufes decidiu utilizar o Sisu como forma de seleção Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso de estudantes em 98 dos 101 cursos de graduação da universidade. Com isso, para esses cursos, não haverá mais a segunda fase do vestibular da instituição, já que somente o Enem será utilizado como forma de seleção dos estudantes.

Com a decisão, 3.832 vagas no campus de Goiabeiras da Ufes serão preenchidas por meio da utilização do Sisu, já para a próxima seleção. Somente os cursos de Educação no Campo, que é dividido em dois, e de Licenciatura Intercultural Indígena ainda não aderiram ao sistema, já que sua adoção ainda será debatida. Os cursos da Ufes disponibilizados nos campi de Alegre e São Mateus já contam com a utilização do Sisu para seleção de estudantes desde 2012.

Estudantes protestaram em frente ao prédio da reitoria da Ufes contra a adesão ao Sisu Foto: Francine Leite/TV Vitória

A decisão de aderir ao novo sistema foi divulgada na noite desta terça-feira (27), após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, ocorrida durante quase toda a tarde, no prédio da reitoria da universidade. O debate, que começou por volta das 14 horas e ocorreu a portas fechadas, estava previsto para terminar, inicialmente, às 17 horas, mas acabou com quase duas horas de atraso.

Durante o período em que os membros do conselho se reuniam, cerca de 100 estudantes realizavam uma manifestação em frente ao prédio da reitoria, contra a adoção do Sisu. Os estudantes exigiram uma assembleia com o reitor, mas o pedido foi negado e as portas trancadas. No fim do expediente, funcionários da reitoria só conseguiram sair depois de muita negociação.

Uma das principais alegações dos contrários ao novo sistema de seleção é que, com o Sisu, estudantes de todo o país poderão concorrer às vagas na Ufes, podendo fazer as provas nos estados onde residem. Segundo alguns manifestantes, isso deixaria a disputa desleal. Outros acham que a Ufes não possui estrutura nem recurso para receber estudantes de outras regiões.

Pontos moeda