Geral

ES tem um caso de H1N1 confirmado e clínicas particulares já ficam sem vacina contra gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no final de abril. Nas clínicas particulares a previsão é que as doses chegam no final da semana

Vacinação contra gripe no ES só começa dia 30 de abril. Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na manhã dessa segunda-feira (11) um caso de H1N1 no Espírito Santo. A campanha nacional de vacinação contra gripe só terá início no Estado no dia 30 de abril, mas muitos capixabas já procuram as vacinas em clínicas particulares. O problema é que nas unidades faltam o medicamento.

De acordo com uma clínica particular que tem unidades em três municípios da Grande Vitória, a previsão é que as doses cheguem na próxima sexta-feira (15). O comunicado emitido pela empresa no site e nas redes sociais informa que “a procura maior pela tetravalente (vacina) tem provocado sua falta episódica alguns dias na clínica”.

Segundo o Ministério da Saúde, existem duas vacinas disponíveis contra a gripe, a trivalente e a tetravalente (ou quadrivalente), essa última, protege contra uma variação a mais do vírus da gripe.

Este ano, o público alvo representará aproximadamente 49,8 milhões de pessoas em todo o Brasil. Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, mulheres que deram a luz recentemente, trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

O período da campanha vai de 30 de abril a 20 de maio de 2016. No ano passado, a Campanha imunizou 84,3% da população em todo país. Na tarde desta segunda-feira (11), o Governo do Espírito Santo informou que vai antecipar a vacinação contra gripe para a próxima segunda-feira (18) e seguirá um cronograma por público-alvo. Pelo menos 679 mil pessoas devem ser imunizadas no Estado, o que representa 80% do público prioritário (849.975 pessoas). Os primeiros a receberem a dose serão os trabalhadores da saúde, as gestantes e as puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). A partir de 30 de abril, dia D de Mobilização Nacional, até o dia 20 de maio, a vacinação será destinada a todos que compõem o grupo prioritário da campanha.

Em nota, a Sesa informou que o caso apontado pelo Ministério da Saúde, na verdade, se refere a um capixaba que está em tratamento em São Paulo e que o vírus não foi contraído no Estado. 

 Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde a Região Sudeste concentra o maior número de casos de H1N1. Ao todo são 553, sendo 534 em São Paulo. Outros estados que registraram casos neste ano foram Santa Catarina (40); Paraná (21); Goiás (12); Pernambuco (11); Minas Gerais (10); Bahia (9); Distrito Federal (9); Rio de Janeiro (8); Rio Grande do Sul (7); Pará (6); Mato Grosso do Sul (6); Rio Grande do Norte (3); Ceará (3); Mato Grosso (2); Paraíba (2); Amapá (1) e Espírito Santo (1). 

Com relação ao número de óbitos, São Paulo registrou 70, seguido por Goiás (6); Santa Catarina (5); Bahia (3); Pará (2); Ceará (2); Rio Grande do Norte (2); Minas Gerais (2); Rio de Janeiro (2); Rio Grande do Sul (2); Mato Grosso do Sul (2); Amapá (1); Mato Grosso (1) e Distrito Federal (1). 

Quais são os tipos de vacina de gripe?

A vacina trivalente contra a gripe protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B (subtipo Brisbane). A tetravalente protege, além dos três tipos de gripe da trivalente, contra o subtipo Phuket da Influenza B.

Como a vacina é elaborada?

Anualmente, a OMS convoca duas consultas técnicas, em fevereiro e setembro, para recomendação das amostras vacinais candidatas que irão compor as vacinas contra Influenza sazonal dos hemisférios Norte e Sul. Uma amostra vacinal candidata é um vírus Influenza que o Centro de Controle de Doenças (ou um dos colaboradores da OMS) seleciona e prepara para uso na produção de vacinas.

Amostras vacinais candidatas são tipicamente escolhidas com base na similaridade com os vírus influenza que estão se disseminando e causando infecções em humanos, assim como na sua habilidade de multiplicação em ovos de galinha, onde os vírus vacinais são cultivados.

Por que a vacina muda todo ano?

Devido a essa mutação dos vírus, é necessário se vacinar anualmente contra a Influenza. Grupos prioritários podem receber gratuitamente a vacinação nos postos de saúde.

Para quem são indicadas as vacinas contra a gripe?

Estão indicadas para todas as pessoas, exceto para bebês com menos de 6 meses de idade. Dependendo do fabricante da vacina, um dos tipos da tetravalente só pode ser dado para crianças maiores de 3 anos de idade. A Trivalente pode ser dada para todos acima de 6 meses. Crianças de 6 meses a 1 ano tem que tomar duas doses com intervalo de 1 mês.

Qual é a vacina oferecida pelo SUS?

A vacina oferecida pelo SUS nos postos de saúde e centros de vacinação é a trivalente.

E a vacina da clínica particular?

Clínicas particulares costumam oferecer, além da vacina trivalente, a vacina tetravalente. Essa vacina também pode ser chamada de quadrivalente e já é oferecida pelo sistema público de saúde dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

Uma média de 2 a 3 semanas.

Quem tem prioridade para se vacinar gratuitamente?

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

- Gestantes;

-Trabalhador de saúde;

-Povos indígenas;

-Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

-População privada de liberdade;

-Funcionários do sistema prisional;

-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;

-Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Qual é o calendário de vacinação na rede pública?

A campanha nacional de vacinação contra gripe está marcada para começar no dia 30 de abril e vai até o dia 20 de maio. Alguns estados, como São Paulo, podem antecipar a vacinação pelo SUS devido ao aumento precoce de casos da infecção. O Ministério da Saúde anunciou que começaria a enviar as doses aos estados a partir desta sexta-feira (1º).

04/04: vacinação gratuita dos profissionais de saúde.

11/04: podem ser vacinadas as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

30/04: além dos grupos anteriores, podem receber a vacina puérperas de até 45 dias, detentos, funcionários da rede prisional e indígenas.
Quais são as contraindicações para a vacina?

De acordo com o Portal da Saúde, pessoas com alergia comprovada e importante ao ovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico.

(Com informações da Agência Brasil)

Pontos moeda