Geral

Espírito Santo fica de fora da primeira grande onda de frio do País

Ao contrário de outros Estados da Região Sudeste, da Região Sul e do Centro-Oeste brasileiro, o Espírito Santo deve permanecer seco e com temperaturas mais altas

A cor alaranjada, na qual o Estado do Espírito Santo está inserido, indica temperturas mais altas Foto: Reprodução/Climatempo

Enquanto a maioria dos Estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil vai ser impactada pela primeira grande onda de frio de 2016 nos próximos dias, quando a temperatura pode ficar abaixo dos 10 graus, nada deve mudar no Espírito Santo, segundo as previsões meteorológicas do Instituto Climatempo e também do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Por enquanto, o Estado, que tem registrado temperaturas acima dos 30 graus, continuará sob a influência de um bloqueio atmosférico. Com isso, estudos climáticos preveem um segundo trimestre seco - como já é típico do outono - e com maior probabilidade de temperaturas dentro da normalidade ou até mesmo acima da média para esta época do ano.

Até o dia 2 de maio, previsões do Climatempo para a capital Vitória indicam temperaturas mínimas entre 21 e 25 graus e máximas entre 27 e 34 graus. A probabilidade de chuva, que há meses está em 60%, indicam baixíssimo voluma esperado: entre zero e 9 milímetros.

Nas demais regiões do Estado, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) também prevê baixa possibilidade de chuva. Por causa da atuação de uma massa de ar seco, a próxima semana deverá ter temperaturas mais elevadas.

Na Região Norte, mínima de 21 e máxima de 33 graus; na Região Noroeste, mínima de 21 e máxima de 35 graus; na região Nordeste, mínima de 22 e máxima de 34 graus; na Região Serrana, mínima de 16 e máxima de 31 graus e na Região Sul, mínima de 19 e máxima de 31 graus.

Pontos moeda