Geral

Espírito Santo fica em terceiro no ranking de acesso à educação infantil

O estudo, realizado pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, foi apresentado à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (28)

Foto: Divulgação

O Espírito Santo está em terceiro lugar em um estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TC-ES), que mediu a taxa de acesso das crianças às creches e também à pré-escola. 

O estudo foi divulgado pelo Ministério Público Estadual (MPES) nesta quinta-feira (28) durante reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Ales).

Com uma taxa de 34,66% de atendimento às demandas por vagas nas creches e de 97,10% na pré-escola, o Estado só ficou atrás de Santa Catarina e São Paulo.

A promotora de Justiça Fabiula de Paula Secchin, que também é dirigiente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Cape) do MPES, comentou o levantamento.

Para a promotora, a educação infantil é o melhor investimento social que um país poder realizar. “É o que dá maior e mais amplo retorno social, segundo pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas”, disse.

Acesso às creches

1º Santa Catarina 42,25%
2º São Paulo 42,46%
3º Espírito Santo 34,66%

Acesso à pré-escola

1º São Paulo 100%
2º Santa Catarina 97,18%
3º Espírito Santo 97,10%

Pontos moeda