Geral

Estado Islâmico captura cinco aldeias de rebeldes na região de Aleppo, na Síria

Redação Folha Vitória

Beirute - Militantes do grupo Estado Islâmico capturaram cinco aldeias de rebeldes sírios na Síria perto da fronteira turca nesta quarta-feira, enfraquecendo ainda mais a posição dos rebeldes na região de Aleppo.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos com base na Grã-Bretanha, uma rede de ativistas que monitora o conflito na Síria, disse que o grupo extremista capturou cinco aldeias no distrito de Azaz, norte de Aleppo. A agência de notícias do Estado Islâmico também relatou a captura.

Os rebeldes sírios estão antecipando uma grande ofensiva do governo contra a sua posição em Aleppo, a maior cidade da Síria e um centro comercial. Aleppo agora está dividida entre o governo e o controle rebelde. Dezenas de civis foram mortos em bombardeios e ataques aéreos sobre a cidade na semana passada.

A ofensiva do governo apoiado pelo poder aéreo russo e milícias regionais no início deste ano desalojaram os rebeldes de alguns lugares de Azaz e cortou o corredor entre a fronteira turca e Alepo.

Isso deixou os rebeldes em Aleppo com apenas um corredor estreito para o resto do país, através da província de Idlib.

O conflito na Síria começou com protestos em sua maioria pacíficos em 2011, mas uma repressão brutal do governo e da ascensão de uma insurgência armada finalmente mergulhou o país em uma guerra civil. Os combates já mataram mais de 250 mil pessoas, de acordo com a Organização das Nações Unidas, mas o rastreamento de vítimas foi interrompido há meses. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda