Geral

Exposição abre as comemorações de aniversário do 9º Batalhão em Cachoeiro

O stand ficará aberto até terça-feira (11) e no dia 12, data de fundação do quartel na cidade, haverá solenidade dos 24 anos de existência na unidade policial

A exposição ficará disponível no Shopping até terça-feira (11) Foto: ​Divulgação

Uma exposição com fotos e a história do 9º Batalhão da Polícia Militar marca o início das comemorações dos 24 anos do quartel, em Cachoeiro de Itapemirim. Um stand foi montado no Shopping Sul e ficará aberto ao público até terça-feira (12) para que os policiais possam interagir com a população.

Segundo o comandante do 9º Batalhão, tenente coronel Alessandro Marin, o objetivo principal da iniciativa é mostrar para a sociedade que a unidade está em festa. “Também queremos aproveitar o momento para interagir com as famílias, principalmente, as crianças. De forma a aproximar, vencer preconceitos com os policiais e informações sobre nossos serviços”, comentou.

No local, crianças e adultos podem tirar fotos com as viaturas, os policiais e conhecer um pouco mais sobre a história do quartel da Polícia Militar do município. “Convidamos as pessoas para prestigiarem os policiais e levarem as crianças para tirar uma foto de recordação”, completou Marin.

Na terça-feira (12), às 9h, será realizada a solenidade de aniversário do 9º Batalhão, no Sest/Senat, no bairro Marbrasa, em Cachoeiro.

Batalhão

O 9º Batalhão foi criado em 24 de fevereiro de 1992, e na época, possuía atuação territorial em 11 municípios do sul do estado: Castelo, Atílio Vivácqua, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Muqui, Marataízes, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Iconha, Presidente Kennedy e Cachoeiro de Itapemirim.

O quartel da unidade, instalado no bairro São Luiz Gonzaga, foi tomando formas após as obras realizadas pelos oficiais e praças que passaram pela então, 2ª Cia do 3º BPM, sob o comando do então capitão Paulo César Pereira, seguido pelo capitão Eloisio Batista Borges e Carlos Azevedo da Silva.

Em 10 de abril de 1992, o 9º Batalhão foi efetivamente instalado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, tendo como lema “Operacionalidade com eficácia”. O Batalhão teve como seu primeiro comandante, o tenente coronel Romeu Souza Nascimento, que ficou à frente da unidade até o ano de 1995.

Com a criação da 9ª Cia Independente de Marataízes, o 9º Batalhão passou a ser responsável pela segurança nos municípios de: Atílio Vivácqua, Vargem Alta, Castelo, Mimoso do Sul, Muqui e Cachoeiro de Itapemirim. Operacionalmente são articuladas três Companhias: a 1ª Cia na sede da unidade; a 2ª Cia no município de Mimoso do Sul; e a 3ª Cia em Castelo.

Pontos moeda