Geral

Mais de mil postos intensificam a vacinação contra H1N1 no ES

O objetivo é facilitar a vida da população, principalmente de pais e de pessoas responsáveis pelo cuidado de idosos que trabalham durante a semana.

Cerca de 3.266 profissionais de saúde estão atuando no Dia D de vacinação contra gripe Foto: ​Divulgação

Neste sábado (30), os município capixabas intensificam a vacinação contra a gripe H1N1, abrindo as unidades de saúde e disponibilizando outros postos de aplicação em locais estratégicos. O objetivo é facilitar a vida da população, principalmente de pais e de pessoas responsáveis pelo cuidado de idosos que trabalham durante a semana.

De acordo com informações repassadas pelos municípios à coordenação do Programa Estadual de Imunizações, 3.266 profissionais de saúde estão atuando no Dia D de vacinação contra a gripe no Espírito Santo. Além disso, 639 postos de aplicação foram disponibilizados disponibilizados em locais estratégicos de cada cidade pelas secretarias de saúde municipais, totalizando 1.177 locais de vacinação.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, explicou que o Dia D é uma mobilização que tem como objetivo voltar todos os esforços para a imunização do público prioritário da campanha. “É um dia em que as unidades de saúde funcionam exclusivamente para a vacinação contra a gripe, o que representa uma facilidade para quem não pode ir às unidades durante a semana porque trabalham, a exemplo dos pais ou responsáveis por levar as crianças para serem imunizadas”.

Pelo menos 679 mil pessoas devem ser vacinadas contra gripe no Espírito Santo, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa 80% do grupo prioritário (849.975 pessoas). A vacinação no Estado foi antecipada para o dia 18 de abril para os trabalhadores da saúde, as gestantes e as puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). A partir deste sábado, dia D de Mobilização Nacional, até o dia 20 de maio, será destinada a todos que compõem o grupo prioritário da campanha.

Além dos trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, também estão no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra gripe as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento, hipertensão sistêmica com comorbidade, entre outras.

Definição dos grupos prioritários

Os grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra gripe são definidos pelo Ministério da Saúde com base nas séries históricas de pessoas infectadas, as faixas etárias mais atingidas e populações mais suscetíveis. E uma vez que esta população é imunizada, os riscos de transmissão dos vírus diminuem consideravelmente.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações ressalta que o público-alvo da campanha são pessoas com maior risco para desenvolver complicações em decorrência da gripe, seja porque possuem o sistema imunológico menos desenvolvido, no caso das crianças, ou porque têm o organismo mais debilitado.

No caso de gestantes e puérperas, por exemplo, a vacina traz benefícios tanto para as mulheres, por reduzir a possibilidade de desenvolverem formas graves da doença, quanto para seus bebês. “A vacina aplicada na gestante protege o bebê porque o corpo da mãe produz anticorpos e os transfere para a criança pela placenta. Assim, o bebê fica parcialmente imunizado enquanto não recebe a primeira dose da vacina, aos 6 meses. Quanto às puérperas, ao vaciná-las, evita-se que elas adoeçam e passem gripe para os recém-nascidos”, detalhou Danielle Grillo.

Pontos moeda