Geral

‘Maré de Sizígia’ causa ressaca em praias de Vila Velha

Para os próximos dias, a tendência é de que o mar continue agitado, já que o bloqueio atmosférico será rompido por uma frente fria que atingirá todo o litoral capixaba

Para os próximos dias, a tendência é de que o mar continue agitado Foto: Divulgação

Uma forte ressaca atingiu a orla de Vila Velha, nesta quinta-feira (21). O fenômeno chamou a atenção dos moradores e turistas que frequentam a Praia da Costa e Itapoã.

De acordo com o Climatempo, o fenômeno é conhecido como ‘maré de sizígia’. Ele ocorre quando o sol e a lua estão alinhados em relação à terra. A atração da gravidade entre os dois astros se somam, o que aumenta a amplitude das marés. Apesar do fenômeno ocorrer durante todos os meses, o fato de estarmos na lua cheia favorece ainda mais a formação das grandes ondas.

Ainda segundo o Climatempo, uma borda de pressão atmosférica sobre o litoral capixaba trouxe uma pista de vento e auxiliou na perturbação do mar. Para os próximos dias, a tendência é de que o mar continue agitado, já que o bloqueio atmosférico será rompido por uma frente fria que atingirá todo o litoral capixaba.

Ciclovia desaba no Rio de Janeiro

A ciclovia, que é suspensa e junto ao mar, teve um pedaço de mais de 50 metros arrancado pela água. Foto: Reprodução Facebook

Embora não houvesse qualquer alerta de ressaca para o Rio de Janeiro, o fenômeno pode ter sido responsável pelo desabamento de uma ciclovia recém-inaugurada na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na zona sul do Rio. As ondas atingiram até três metros de altura.

No entanto, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, disse que ainda não é possível apontar as causas do acidente, apenas quando sair o laudo da perícia técnica. Segundo ele, também não dá para afirmar se outros pontos da ciclovia correm risco de desabamento.

A ciclovia, que é suspensa e junto ao mar, teve um pedaço de mais de 50 metros arrancado pela água.

A ciclovia de quase 4 quilômetros foi inaugurada em janeiro e custou cerca de R$ 45 milhões.
(Com informações do R7 e Agência Brasil)

Pontos moeda