Geral

Ted Cruz conquista delegados em Colorado; Sanders vence em Wyoming

Redação Folha Vitória

Colorado Springs - O candidato republicano Ted Cruz conquistou todos os 34 delegados do estado do Colorado durante as primárias do partido para definir o nome que disputará a presidência dos Estados Unidos enquanto o seu rival, Donald Trump, mirava o eleitorado de Nova York. Os nova-iorquinos decidem nas primárias em 19 de abril. Do lado dos democratas, Bernie Sanders conseguiu uma vitória em Wyoming, mas isso não contribui na sua disputa com Hillary Clinton por mais delegados.

Mantendo sua disputa com Trump sobre valores, Cruz disse à multidão em Colorado que é fácil falar sobre fazer os Estados Unidos serem grandes de novo. "Você pode até imprimir isso num boné", criticou, afirmando que a questão mais importante é saber se o candidato entende "os princípios e valores que fizeram os Estados Unidos serem grandes".

Trump deixou a convenção em Colorado e passou cerca de meia hora no sábado visitando o memorial do 11 de Setembro em Manhattan. A campanha de Trump emitiu um comunicado descrevendo o local como "símbolo da força do país e, em particular, dos nova-iorquinos, que fizeram um trabalho incrível reconstruindo uma parte devastada da cidade".

Os candidatos democratas também concentraram suas atenções em Nova York, ainda que Wyoming tenha dado seu apoio a Sanders em vez de Hillary Clinton.

Sanders foi avisado de sua vitória em Wyoming por sua esposa, Jane, no meio de um ato de campanha no Queens, parte de uma sequência de quatro paradas na cidade de Nova York. Houve uma comemoração na plateia, mas o voto em Wyoming ficou empatado do ponto de vista dos delegados: Sanders e Hillary ficaram com sete delegados cada um.

Com este resultado, Hillary passa a ter 1,287 mil delegados nas primárias enquanto Sanders possui 1,037 mil. Incluindo os chamados "superdelegados" ou oficiais de partido que podem apoiar qualquer candidato, Hillary cresce para 1,756 mil delegados, 74% do número necessário para arrebatar a candidatura democrata, enquanto Sanders fica com 1,068 mil.

Sanders venceu sete das últimas oito disputas estaduais e disse que Wyoming é um "lindo estado". Para ele, a vitória é parte de uma mudança de apoio em sua direção. "Estamos nessa corrida para vencer", disse.

Já Hillary fez um apelo aos norva-iorquinos para que a ajudassem a definir a corrida no partido democrata. Assim, disse, seria possível combater os republicanos "em tempo integral". Fonte: Associated Press.

Pontos moeda