Geral

Vacinação contra gripe começa na segunda em vários municípios do sul do Estado. Saiba mais!

A Sesa recebeu 25% do total de 909.200 doses que o Ministério da Saúde enviará para o Espírito Santo e por isso, a vacinação será antecipada em vários municípios do Estado

Gestantes, trabalhadores da saúde e mães com até 45 dias de pós-parto serão atendidos primeiro Foto: ​Divulgação

A vacinação contra gripe foi antecipada em Cachoeiro de Itapemirim e começa na segunda-feira (18) para gestantes, trabalhadores da área de saúde e mães com até 45 dias de pós-parto, que são os grupos mais propensos a contrair o vírus. Ao todo, 19 salas de vacina da cidade e do interior participam do trabalho de imunização.

Para os demais públicos prioritários da campanha: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, pacientes com doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema prisional, a vacinação começa no dia 30 deste mês, o Dia D.

Até o fim da campanha, previsto para dia 20 de maio para todos os grupos, o objetivo é imunizar, pelo menos, 80% das 43.051 pessoas que podem receber a dose, que protege de três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A dose será oferecida em unidades de saúde que têm sala de vacina, de segunda a sexta, das 7h às 16h. É necessário levar o Cartão de Vacinação, e alguns grupos precisam apresentar também documentos que comprovem que a pessoa faz parte de um dos grupos prioritários: puérperas (mães de recém-nascido) devem levar certidão de nascimento do bebê ou documento da maternidade, e doentes crônicos precisam de laudo ou receita comprovando o uso de medicação para a doença.

No dia 30, Dia D, serão abertos outros pontos de vacinação no município, para melhor atender a população. No interior, eles vão funcionar das 7h às 16h. Na sede, das 8h às 17h.

Alfredo Chaves

No município de Alfredo Chaves, campanha de vacinação contra gripe também foi antecipada e começa segunda-feira (18). As Estratégias de Saúde da sede e do interior já estão preparadas para atender esse primeiro público. O Dia D da campanha será no dia 30, das 8h às 16h, na Unidade de Saúde do Centro, ao lado do Pronto Atendimento.

Além dos trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, também estão no grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, indígena, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamentos, hipertensão sistêmica com comorbidade, entre outras. 

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).


Marataízes

Em Marataízes, na segunda-feira (18) e na terça-feira (19) serão aplicadas as primeiras doses em trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto, população provada de liberdade, jovens e adolescentes em medida sócio educativa.

A partir de 30 de abril, dia D de Mobilização Nacional, até o dia 20 de maio, segue a vacinação para todos que compõem o grupo prioritário da campanha.
A vacinação acontecerá das 8h às 16h, na ESF Boa Vista, Lagoa Dantas, Marataízes II, Jacarandá Caic/Cidade Nova, Pontal, Barra e Marataízes 1.

Presidente Kennedy

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em Presidente Kennedy começa segunda-feira (18), no Posto de saúde Willian dos Santos Borges, no centro da cidade, das 7h às 16h. Até o dia 20 de maio, será possível ser vacinado no município. A iniciativa é da Secretaria de Saúde.
A vacinação terá início entre os trabalhadores da área da saúde. 

Os pacientes portadores de doenças crônicas deverão apresentar prescrição médica ou receituário de medicamentos. A partir daí, será respeitado o cronograma estipulado pela Secretaria. O dia D da vacinação será em 30 de abril, mesmo dia em que haverá a mobilização em todo o país

Itapemirim

No município de Itapemirim, a campanha também começa na próxima segunda-feira (18 e segue até o dia 20 de maio. O Dia D de mobilização nacional acontece nas unidades básicas de saúde das localidades de: Safra, Brejo Grande, Luanda, Frade, Campo Acima, Itaipava, Itaoca, Garrafão, Grauna, Gomes e na Unidade de Saúde Maria da Penha Freire Mezher, no bairro Jardim Paulista, das 8h às 17h.

Quem quiser receber a dose deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, com exceção das unidades das localidades do Gomes, Luanda, Safra, Frade, Grauna e Brejo Grande. Para receber a vacina, basta levar o cartão de vacinação, caso possua. A dose será destinada a grupos específicos. 

Pontos moeda