Geral

Convites, lembranças e bolo: personalização de itens fazem a diferença na hora do "sim"

As ideias vão de temas de viagem até plantas da família usadas no bolo. Tem até noiva que personalizou uma bíblia para presentear os padrinhos

A noiva usou uma planta do avô para compor o bolo Foto: Arquivo Pessoal

Cada detalhe de um casamento sempre é pensado com muito carinho pelos noivos. Mais criativos do que nunca, eles procuram deixar a sua marca desde o convite até as lembrancinhas e o bolo. E querendo trazer parte do que viveu com a família para a sua festa, a arquiteta Anna Luiza Cápua resolveu inovar no bolo de casamento. 

"Quem fez meu bolo foi a Juliana Marculano. Quando sentei com ela para decidir como seria, eu tinha dito que queria suculentas, que é uma planta. Perguntei se podia colocar a própria planta, a de verdade no bolo, e ela disse que poderia. Eu queria colocar a própria planta, porque queria a participação de várias pessoas nas coisas do meu casamento. Então usei o bolo para ter a participação do meu avô. Ele tem uma casa em Marechal Floriano com várias suculentas”, contou. 

Dois dias antes do casamento, sem ninguém perceber, Anna Luiza foi até a casa do avô de pegou a planta. “No dia do casamento ele olhou para o bolo e na hora da foto falou: ‘Eu acho que conheço essas plantinhas’. E foi muito bom ter ele participando de algum jeito, assim como a minha avó que fez o meu véu e ficou mais que lindo”, disse.

Segundo a noiva, algumas pessoas acharam a ideia do bolo inusitada. “Foi algo diferente do meu estilo. Elas se surpreenderam por eu ter escolhido algo diferente, mas eu sabia que era especial para mim. E muita gente achou muito legal usar plantinhas em vez de flores", destacou.

>> Madrinhas de preto e padrinhos vestidos de heróis são apostas de noivos capixabas
>> Sem terno e sem vestido: casal aposta em estilo pescador em festa de casamento
>> ‘Roda de Boteco’ vira tema de casamento e noivos abusam da criatividade

Maiara presenteou os padrinhos com uma bíblia Foto: Reprodução

Lembranças 

Anna Luiza também contou que usou doces com receitas da família para as lembranças. "Eu e meu marido temos duas tias que sempre fazem um doce que nos amamos. Uma receita foram elas que criaram. É um pé-de-moleque delicioso. Então, nós queríamos sair do tradicional e compartilhar com nossos convidados um pouco do que amamos. Pedimos a elas para fazerem e entregamos no lugar do bem-casado. Teve gente que saiu carregando uma sacola de lá".

Já a administradora Maiara Lopes Nali Negrelli, que se casou há cerca de seis meses, quis inovar nos presentes para os padrinhos. “Eu queria algo que fosse útil para presentear os padrinhos. Geralmente só dão sabonete, hidratante, bombons, e isso passa, não fica para sempre. Já a Bíblia, que foi o que escolhi, além de estar levando a palavra de Deus, era algo que será usado e guardado para sempre. Mandei fazer uma capa e nela está o nosso brasão e escrito: O autor deste livro mudou a nossa história!", relatou.

O convite da designer retratou a personalidade dos noivos Foto: Arquivo Pessoal

Convites

Outro elemento que os noivos estão buscando personalizar é o convite de casamento. “Fugir do tradicional é um bom começo para fazer do casamento um evento único. Ao receber o convite, o convidado tem sua primeira experiência com o evento, e consequentemente, a primeira impressão de como será o grande dia. A partir daí será possível ter uma noção de qual será o estilo do casamento, de como se vestir apropriadamente, etc. Por isso, é preciso cuidar e planejar para que a apresentação seja coerente com o estilo definido pelo casal”, explicou a designer gráfico da VineStudio Elisa Dell’Antonio.

Segundo ela, é importante que todas as informações necessárias constem de maneira clara no convite do casamento. “Um dos itens que tem sido usado com frequência é o cartão de informações, anexado ao convite. Nele podem estar contidos o mapa do local, as informações sobre a lista de presença, e até mesmo dicas importantes para os convidados”, informou.

Elisa escolheu o estilo rústico Foto: Arquivo Pessoal

Elisa, que também está preparando o seu casamento contou que escolheu o estilo rústico. “Dentro dele, decidi inserir a temática de viagens. Baseada nessas escolhas, criei um convite que servisse também como lembrança para meus padrinhos. Decorei caixas de mdf com selos e tags, fazendo referência ao tema do casamento. Dentro da caixa embalei o convite como uma encomenda, e o amarrei a um balão que subia no momento em que a caixa era aberta. No convite, constavam uma mensagem de agradecimento, os dados do casamento, o código de vestimenta dos padrinhos e outras informações. O resultado foi um sucesso!”, afirmou.

De acordo com a designer, não há uma moda, mas existem vários estilos. “Não acho que exista uma moda propriamente dita quando se trata de casamento. Existem sim estilos diferentes. Se o estilo escolhido é o clássico, então esse deve ser o estilo do convite. O papel reciclado, ou kraft, atende à procura pelo estilo rústico, que vem se sobressaindo como tendência em meio aos casamentos. Porém, não é uma regra e não se adéqua a todos os estilos. O ideal é procurar pelo papel que mais tenha a ver com o perfil escolhido”.

Uma dica é deixar a criatividade aflorar. “Impressionem seus convidados, aumentando suas expectativas para o grande dia. Para a criação de peças únicas e identidades visuais completas, é necessário a contratação de um designer gráfico qualificado que conseguirá transmitir com fidelidade a personalidade de vocês na papelaria do casamento. Para a impressão,  acabamento, e montagem dos convites, procurem uma gráfica de qualidade”, destacou.

Pontos moeda