Geral

Dengue e chikungunya podem causar problemas no coração

Principais sintomas de miocardite são dor no peito, palpitação e falta de ar. O Brasil já apresentou mais de 800 mil casos de dengue e 38.332 mil de chikungunya

Dengue e chikungunya podem causar complicações cardíacas Foto: Reprodução

Que são diversas as complicações geradas por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti não é novidade. Microcefalia e síndrome de Guillain-Barré, causada pelo zika vírus; dores nas articulações, em decorrência da contaminação por febre chikungunya.

Agora o que tem surpreendido os profissionais da medicina é uma possível complicação cardíaca, que pode ser ocasionada tanto pela dengue quanto pela febre.

O Brasil já apresentou mais de 800 mil casos de dengue e 38.332 mil de chikungunya e, segundo a cardiologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Thalita Merluzzi, pessoas que tiveram essas doenças devem ficar atentas a sintomas de miocardite, como dor no peito, palpitação, cansaço e falta de ar.

— A miocardite é uma inflamação no músculo do coração, o miocárdio. Isso acontece devido à produção excessiva de anticorpos provocada como reação ao processo inflamatório.

Segundo Thalita, os sintomas de miocardite começam a se manifestar após uma a duas semanas da contaminação pelos vírus.

— Os sintomas são decorrentes do aumento do tamanho do coração (diagnosticado por exame de imagem) e acúmulo de líquido no pulmão.

O que ainda instiga os cardiologistas é o fator desencadeante da complicação cardíaca, ou seja, por que algumas pessoas têm e outras não.
— Não existe correlação com a gravidade dos sintomas da dengue e chikungunya.

A especialista enfatiza que a maioria dos casos é curada, mas alguns podem deixar sequela. Por isso, é extremamente importante que o médico acompanhe o desenvolvimento da doença.

O diagnóstico é dado a partir de exames de imagem como cintilografia e ressonância magnética.

Com informações do Portal R7

Pontos moeda