Geral

Emoção marca a entrega da estátua de Maurício de Oliveira em Vitória

O objetivo da obra, além de homenagear uma das figuras mais emblemáticas da cultura local, é criar uma interação entre munícipes e turistas com o músico

Estátua em bronze de Maurício de Oliveira está localizada na altura do quiosque 4 de Camburi Foto: ​Diego Alves

Quem passa pela praia de Camburi já pode apreciar a estátua de um dos maiores violonistas do País e ícone cultural do Estado: Maurício de Oliveira. A obra foi inaugurada na noite da última quarta-feira (25) e atraiu gestores municipais, familiares do artista, moradores e curiosos.

Além da emoção, a entrega da obra contou ainda com apresentação da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, que executou músicas de Maurício. A estátua em bronze, localizada na altura do quiosque 4, foi construída em tamanho natural, com o artista sentado em um banco na companhia do seu inseparável violão.

O objetivo da obra, além de homenagear uma das figuras mais emblemáticas da cultura local, é criar uma interação entre munícipes e turistas com o músico. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância da homenagem.

"As grandes cidades do mundo têm sempre uma representação de seus filhos nos espaços públicos. Eu tive a honra de conhecer e conviver com Maurício. Lembro de uma cena na época em que era aluno dele. Maurício virado para o quadro negro e regendo os músicos sem olhar para trás até descobrir que era na nota “dó” que estava desafinado. Ele era um gênio da música. Um filho de Vitória. Viva Maurício!", celebrou.

Tião Oliveira, filho do Maurício, disse que se tratava de um momento muito simbólico para a família. "Meu pai é filho do mar. Ele está em um lugar abençoado. Ele está em um lugar que ele amava e que o povo capixaba tem identificação. Espero que todo mundo que sente aqui possa sempre ouvir a canção da paz".

"Agradeço a participação de todos e a oportunidade de eternizarmos a figura do Maurício nesta praia", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Edital

A confecção da estátua é resultado do Edital de Chamamento Público para Seleção de Escultor Visando à Modelagem e Confecção de Escultura em Homenagem ao Músico Maurício de Oliveira.

O artista selecionado foi Fernando José Poletti, contemplado com o prêmio de R$ 160 mil, pago em duas parcelas pelo Instituto Sincades, parceiro da Prefeitura de Vitória no edital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

"Quero agradecer à Prefeitura de Vitória, ao Sincades e à família do Maurício. Estou muito feliz em participar deste momento de homenagem ao Maurício que ficará para várias gerações", disse Fernando, que presenteou o prefeito e os familiares do músico com miniaturas de Maurício.

Como foi a produção

O artista Fernando Poletti e a produtora Fernanda Brescia estiveram em Vitória, no primeiro momento, e foram recebidos na casa da filha do músico Maurício de Oliveira, Eloísa, que repassou diversos materiais para a dupla, como fotos do músico, registros de violões que ele usava, canções e partituras, além de um documentário, que foi essencial para captar a essência e representá-lo com mais naturalidade.

O escultor confeccionou uma maquete, que foi utilizada para testar as proporções para a escultura. Além desse esboço, o artista também produziu um pequeno busto, que serviu como material de estudo para fixação dos óculos de Maurício de Oliveira.

Na sequência, o trabalho passou por processo de definição dos movimentos e acabamentos finais. Logo depois, a peça foi para o processo de fundição com a confecção dos moldes da escultura modelada em argila, aplicação do bronze, os retoques e a aplicação final da patina.

QR Code

O público que for visitar a estátua em homenagem ao músico Maurício de Oliveira poderá acessar um conteúdo informativo sobre o artista por meio de QR Code, uma espécie de código de barras em 2D.

O conteúdo de um QR Code pode ser acessado pela maioria de aparelhos celulares com câmera fotográfica, que, após a decodificação, redireciona para um conteúdo específico. Uma das vantagens é que ele dispensa a necessidade de digitar endereços da web.

Pontos moeda