Geral

Escritura de terreno para construção do Hospital de Cariacica é entregue ao governo

Hospital Estadual, que ficará localizado às margens da Leste-Oeste, terá 400 leitos e promete atender populações de Cariacica, Viana e Vila Velha

Cerimônia de entrega da escritura Foto: Divulgação

A escritura do terreno onde será construído o Hospital Estadual Geral de Cariacica foi entregue pelo prefeito Geraldo Luzia Junior (PPS), o Juninho, ao governador Paulo Hartung (PMDB), na tarde desta segunda-feira (16). O ato, realizado no Palácio Anchieta, antecede a Ordem de Serviço para início das obras, previstas para começar no primeiro semestre de 2017 e terminar no prazo de dois anos e meio. O hospital estará situado às margens da Rodovia Leste-Oeste, no bairro Bela Vista, em uma área de 35 mil metros quadrados.

Ao todo serão investidos cerca de R$ 270 milhões na construção do hospital, que terá 400 leitos, sendo 50 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 30 semi-intensivos, 10 UTIs Pediátricas, 10 UTIs neonatais, 15 Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (Ucin), 40 de maternidade, 125 de enfermaria e 120 de retaguarda. 

O lançamento do edital de licitação está previsto para o segundo semestre deste ano. "Essa obra significa que, mesmo em momento de crise, a gente vem demonstrando nossa preocupação em fazer ações contundentes para transformar a situação da população de Cariacica e cidades vizinhas", comentou o prefeito Juninho ao Folha Vitória. Segundo ele, a unidade também irá dar fôlego ao Pronto-Atendimento (PA) de Alto Laje, que atualmente sofre críticas por demora ou falta de atendimento e medicamentos.

Na cerimônia de entrega da escritura, o governador Paulo Hartung revelou que o Estado já recebeu a licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A partir de agora, tem de haver o licenciamento por parte do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). 

Vencida esta etapa, haverá a primeira licitação visando a terraplenagem. Em seguida, é aberta a licitação integral para a construção do Hospital Estadual Geral de Cariacica. A construção será possível, como lembrou o governador, porque foi levantada uma operação de crédito pelo Governo do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Hartung, o Governo do Estado vai oferecer à região de Cariacica uma unidade hospitalar modelo. Terá, garante o governador, uma das melhores arquiteturas hospitalares do Brasil. "Vamos dotar o Estado com mais uma unidade hospitalar que será referência. É um investimento que irá conectar o Hospital Estadual Geral de Cariacica com o novo eixo de desenvolvimento que estávamos viabilizando no entorno da Rodovia Leste-Oeste", salientou. 
 

Pontos moeda