Geral

Estresse, depressão e ansiedade: saiba quais transtornos podem alterar sua qualidade de vida

Estar sob estresse é uma situação vista como comum por parte da população, mas que precisa de atenção e cuidados para não agravar a situação do indivíduo

O transtorno pode ser prevenido com hábitos saudáveis Foto: Divulgação

Insônia, ansiedade e distúrbios alimentares, sintomas que muitas vezes são ignorados ou considerados apenas consequência de um dia de ‘estresse’. Estar sob estresse é uma situação vista como comum por parte da população, mas que precisa de atenção e cuidados.

A psicóloga Samanta Dassie Calente esclarece que os transtornos mais frequentes são os de pânico, ansiedade, depressivo, estresse e a síndrome de Burnout. Ela ainda explica que é preciso ficar atento às mudanças de comportamentos para ter um diagnóstico rápido e preciso.

“A pessoa pode desenvolver insônia, distúrbios alimentares e dificuldade de interação social. Algumas percebem as mudanças e procuram ajuda, outras não e acabam achando que é normal. Vai de pessoa para a pessoa. Mas você percebe que tem algo errado quando um indivíduo que era comunicativo passa a ficar mais quieto, no canto dele, desanimado e triste. O diagnóstico é fundamental e quanto mais cedo melhor para iniciar o tratamento. Dependendo do caso, ela pode precisar de um tratamento com psicólogo, que vai tratar semanalmente, e psiquiatra, que vai passar o remédio. Depois de um tempo de tratamento, o psiquiatra vai diminuir a dosagem até que a pessoa saiba lidar com a situação e não precise do medicamento. Enquanto isso, ela vai continuar tratando com o psicólogo”, diz.

Para a psicóloga, o transtorno pode ser prevenido se a pessoa tiver hábitos saudáveis. Por outro lado, a situação pode se agravar se a pessoa não encontrar apoio na família.

“A prevenção em relação aos transtornos é a atividade física, fazer algo que ocupe a mente, ter uma alimentação saudável, estabilidade emocional, estar bem com ela, com a família e o serviço. É fundamental fazer uma atividade que goste para manter a mente ocupada e não fazer algo forçado. Se a pessoa tiver um transtorno, ela precisa da família como apoio. O transtornos são muitos recentes na nossa cultura e muita gente acaba achando que é ‘frescura’. Mas se a família não estiver ao lado da pessoa, dando apoio, vai prejudicar muito a situação”, explica Samanta.

Veja os sintomas dos transtornos:

Transtorno de Pânico: medo ou terror de alguma situação, é um estado de ansiedade. Se a pessoa for assaltada em um ônibus, ela pode desenvolver um medo ou terror de voltar no ônibus. Pode ter taquicardia, náusea, tontura e até vomitar. 

Transtorno da Ansiedade: a pessoa tem uma ansiedade tão extrema que pode dar uma crise com sintomas de taquicardia, náusea e tontura.

Transtorno Depressivo: altera o equilibro da pessoa e ela fica desanimada, triste, quieta e isolada. Pode questionar os motivos de estar viva, além de desenvolver uma dificuldade para dormir.

Síndrome de Burnout: um estresse decorrente do trabalho. A pessoa se sente pressionada e esgotada.

Estresse: acontece por conta das situações no dia a dia. Mexe com o equilíbrio do organismo da pessoa.

Pontos moeda