Geral

Fumantes podem ter ataque cardíaco a qualquer momento, alerta especialista

Apesar de ser um tipo de droga legalizada, o cigarro causa dependência porque leva em sua composição nicotina e outras inúmeras combinações perigosas

O cálculo assusta: são mais de três horas por maço e até um dia e meio por pacote Foto: Divulgação

Apesar dos males causados pelo cigarro serem bastante conhecidos entre a população, muita gente ainda não conseguiu parar de fumar ou até ignora as recomendações médicas. Aproveitando o dia 31 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco, o cardiologista Schariff Moysés faz um alerta: fumantes podem ter um ataque cardíaco a qualquer momento.

“Mesmo que o paciente faça visitas frequentes ao médico ou esteja com os exames em dia, ele corre o risco de ter um ataque cardíaco se for fumante. Os malefícios trazidos pelo cigarro não são controláveis com remédios ou check-up. A única solução é parar de fumar”, explica o cardiologista.

Apesar de ser um tipo de droga legalizada, o cigarro causa dependência porque leva em sua composição nicotina e outras inúmeras combinações perigosas. Além do vício, os fumantes podem desenvolver doenças cardiovasculares, pulmonares, diversos tipos de câncer e outras enfermidades.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, aponta que a cada cigarro fumado, a pessoa perde, em média, 11 minutos de vida. O cálculo assusta: são mais de três horas por maço e até um dia e meio por pacote. Ou seja, se o fumante consumir mais de um maço diariamente, a expectativa média reduz, aproximadamente, nove anos.  

Pontos moeda