Geral

Moradores reclamam da qualidade da água e fazem protesto em Linhares

A reclamação deles é por conta da água suja e da dificuldade de abastecimento. Escolas também precisaram vedar os bebedouros e contam com doações

Os manifestantes estão impedindo a passagem de materiais da Samarco Foto: Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refúgios

Moradores, comerciantes, alunos e pescadores de Regência, em Linhares, estão indignados com o problema de abastecimento que afeta a cidade. Segundo eles, desde novembro do ano passado, quando a lama de rejeitos da barragem da Samarco, afetou o Rio Doce, a população tem sofrido com a qualidade da água. Por causa dos problemas, desde a última quarta-feira (27) um grupo protesta na entrada do distrito.

Os manifestantes garantiram que não estão impedindo a passagem das pessoas, mas não estão deixando os materiais da Samarco passar. “Há dois dias estamos protestando na entrada de Regência. Nossa situação ainda não foi resolvida. Muitos comerciantes estão ficando no prejuízo e muitos comércios estão fechando. Eu sou comerciante e 80% da minha venda caiu. As famílias que sobrevivem da pesca não têm peixe para pescar. Toda a população está sofrendo”, afirmou o comerciante Pablo Augusto. 

A população informou que, nesta sexta-feira (29), a Samarco deve retirar os caminhões que abastecem Regência. Além disso, eles também fazem alguns pedidos, como a captação de água potável de novo corpo hídrico que não tenha ligação com Rio Doce, nem mesmo mediante barragem construída; o mapeamento hidrogeológico da foz do Rio Doce; o fornecimento de água mineral pela empresa para toda população e a divulgação da listagem de beneficiários do cartão Samarco.

Segundo o comerciante, também foi criada uma comissão para discutir com a Samarco os problemas da região. “Pedimos para conversar com algum representante da Samarco. Eles disseram que não têm como nos dar um cartão, só ajuda de custo e para isso um cadastro deve ser feito. Mas não sabemos nem como isso será. E nos próximos dias 24 e 25 eles devem analisar a situação dos comerciantes. Também conversamos sobre o problema da água, que estava muito escura. Ela estava sendo captada pela Samarco, que tiraria hoje os caminhões na cidade. Com isso o Saae forneceu caminhões para manter o abastecimento”, contou. 

Em nota, a Prefeitura de Linhares informou que em virtude do ofício enviado pela Samarco anunciando a saída de Regência e que não irá mais fazer o transporte de água potável para a comunidade da vila, o município entrou, ainda na tarde da última quarta-feira (27), com uma ação judicial exigindo que a mineradora cumpra com suas obrigações para com os moradores da região. Enquanto a sentença judicial não for proferida, o prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa, determinou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município, utilizando recursos próprios, faça o abastecimento de água da comunidade. Ainda segundo a nota, 'posteriormente, o município irá cobrar da mineradora os gastos com os quais irá arcar para realizar uma obrigação que é dela'.

Os moradores protestam desde a última quarta-feira (27) Foto: Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refúgios

Escolas

Por conta do problema com a água, as escolas do distrito também estão sendo prejudicadas. Segundo a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência, Maria da Glória, não há água para os alunos. Eles tiveram até que vedar o bebedouro para que os estudantes não tomem a água, pois não estaria própria para consumo.

“Desde novembro essa é a situação da escola. O que temos de água vem de doações. Recebemos uma doação muito boa de uma igreja do Rio de Janeiro, e é o que estamos usando para beber. Nós também vedamos os bebedouros para as crianças não tomarem essa água, mas nas casas delas não temos como controlar. Recebemos também galões de água que verificamos não servir para o consumo, pois não era mineral, então estamos usando para a limpeza. A situação é muito complicada”, destacou.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou que as escolas da rede pública estadual podem utilizar os recursos recebidos por meio do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (PEDDE) para despesas como a compra de água potável. A Escola Estadual Vila Regência já recebeu a primeira parcela do recurso, deste ano, no valor de R$ 11,4 mil. 

Samarco

Por meio de nota, a Samarco esclareceu que a suspensão da entrega de água em carro pipa para a localidade de Regência foi definida em comum acordo durante reunião realizada, em março, entre a empresa, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares e lideranças comunitárias, devido ao entendimento de todos de que é do SAAE a responsabilidade pelo abastecimento de água em todo o município de Linhares.

Segundo a empresa, a captação em Regência é realizada por meio de poços artesianos e, durante quatro meses, a Samarco, de forma voluntária, complementou o abastecimento trazendo da sede municipal de Linhares água em carro pipa. A água distribuída neste período é a mesma fornecida pelo Saae a todo o município, que é captada no Rio Pequeno e tratada conforme os parâmetros legais.

Ainda de acordo com a nota, a distribuição de água às comunidades é avaliada de acordo com os critérios estabelecidos no Termo de Compromisso Socioambiental assinado com o Ministério Público Federal.

Pontos moeda