Geral

Mudança no tempo deixa moradores do litoral sul sem abastecimento de água

O cima alterou a corrente marítima a água do mar entrou no canal do rio Itapemirim e não retornou, e isso impossibilitou a captação da água para abastecer Marataízes e Itapemirim

O diretor do SAAE disse que a situação teve uma melhora Foto: ​André Ferrari

Os moradores de Marataízes e Itapemirim estão tendo problemas com o abastecimento de água desde sábado. A explicação, de acordo com o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Marco Antônio de Souza Carneiro, são as mudanças climáticas. 

“Fomos pegos de surpresa no fim de semana com uma situação atípica, justamente em função da frente fria que se instalou em nossa região costeira e modificou a corrente marítima. Com isso, formou um bloqueio na saída do rio Itapemirim e a água do mar que avançou para o rio e ficou bloqueada por um tempo, impossibilitando nossa captação e tivemos essa falta d’água generalizada”, explica o diretor.

Nesta segunda-feira (2), a situação da captação de água nos dois municípios teve uma pequena melhora. “Conseguimos bombear de 6h até às 10h, já em consequência da maré. Esse fenômeno está se afastando e o mar está recuando. Pedimos a população que reserve e economize, e usar de forma racional e sem desperdício”, comenta Marco Antônio.

O diretor ressaltou que a empresa pretende fazer uma barragem para impedir que essa situação volte a acontecer. “Já temos reunião agendada com o Ministério Público e com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, visando construção de uma barragem para conter a água salgada. Vamos também conversar com os prefeitos de Marataízes e Itapemirim e apresentar a proposta de transferência do ponto de captação para 10 quilômetros acima do local atual”, completa o diretor.

Sem água há dois dias

A professora Rosy Seyr, de Marataízes, precisou dispensar a faxineira por causa da falta d’água Foto: ​André Ferrari

A falta d’água gerou muita reclamação entre os moradores dos dois municípios. A professora Rosy Seyr, moradora de Marataízes, contou que passou o fim de semana sem água e disse lamentar a situação. 

“É lastimável esse momento que estamos passando. Temos três caixas grandes e todas estão vazias. Significa que há dias não cai água. Tive até que dispensar a faxineira e vamos ter que requentar comida, pois não temos água nem para fazer comida fresca ou tomar banho”, ressalta a moradora.

E essa não é a primeira, de acordo com os moradores. “Não é a primeira vez que passamos por isso, e o mais incrível é que nada foi feito para impedir que acontecesse novamente. Tenho criança pequena em casa e não é fácil ficar sem água tantos dias. Espero que resolvam rápido”, comenta Maria de Lourdes Ferreira Quintino, moradora de Itapemirim.

“Nós pagamos pelo serviço e não recebemos nenhuma satisfação. A água tinha que chegar à casa dos moradores salgada e nós decidiríamos se era para cortar o abastecimento ou não. O que não pode acontecer é ficarmos sem água e sem uma previsão de quando volta”, completa Rosa Nogueira Santos, moradora de Marataízes.

Pontos moeda