Geral

Número de casos de dengue cai no Espírito Santo

Com o fim do verão, época em que há maior número de proliferação por conta da chuva e calor, e a chegada do outono, os focos do mosquito Aedes aegypti começam a diminuir

Entre os dias 17 e 23 de abril, foram notificados 1.027 casos Foto: Divulgação

O número de casos de dengue no Espírito Santo diminuiu, segundo boletim epidemiológico da Secretária de Saúde do Espírito Santo (Sesa), divulgado na última quinta-feira (28).

Entre os dias 17 e 23 de abril, foram notificados 1.027 casos. Em janeiro, o número chegou a ser até três vezes maior.

Com o fim do verão, época em que há maior número de proliferação por conta da chuva e calor, e a chegada do outono, os focos do mosquito Aedes aegypti começam a diminuir junto com número de casos.

De acordo com o professor doutor Reinaldo Dietzie, historicamente as notificações aumentam em outubro, podendo antecipar ou retardar, e começam a diminuir com o fim do verão.

"As curvas diminuem até outubro e a partir dessa época elas aumentam. Se olhar historicamente, a dengue aumenta por volta de outubro e setembro, podendo antecipar ou retardar. Se tiver chuva, o mosquito vai proliferar. Mas sem chuva, o número de proliferações e transmissões diminuem. Se a população de mosquitos aumentar, a transmissão também vai crescer", explica.

Tabela com o número de casos por semana epidemiológica

Mas os cuidados devem ser mantidos ao longo do ano. Saiba como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Pontos moeda